quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Contando estrelas

O que você acha de participar de um esforço mundial pela preservação do céu? Sim, existem movimentos de preservação das matas, da água, dos animais e também dos céus. Isso porque os locais propícios a observações astronômicas estão rareando cada vez mais. O crescimento populacional nas cidades faz com que elas aumentem de tamanho, avançando sobre terrenos vazios nas suas periferias.

Isso ocorre em cidades, seja no litoral, seja no interior, em todos os lugares do mundo.Observatórios precisam de lugares muito escuros, por isso ficam distantes de aglomerados populacionais. O problema atual é que está ficando cada vez mais difícil encontrar um lugar escuro. Veja só o caso do nosso principal observatório, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Ele foi construído no sul de Minas Gerais, próximo à cidade de Itajubá, no alto do Pico dos Dias.Quando eu comecei a freqüentá-lo no início da década de 1990, do alto deste pico era possível avistar o clarão das cidades de São Paulo (250 km de distância), São José dos Campos (uns 100 km) e Campos do Jordão (uns 30 km), além das luzes das cidades em volta.

Hoje em dia, as cidades cresceram tanto e se espalharam pelas proximidades do observatório que já é possível ver as luzes (e não apenas o clarão espalhado no horizonte) de Campos do Jordão. Isso sem mencionar que, durante algum tempo, sabíamos quando havia jogo no estádio municipal de Brazópolis...O assunto é tão sério que, no Chile, um dos locais com as melhores condições para a astronomia do planeta, foi aprovada uma lei de proteção dos céus. As cidades próximas de locais com potencial de abrigar observatórios têm de possuir um programa rigoroso de controle da poluição luminosa. Com o intuito de se mapear o avanço da poluição luminosa é que foi criado o projeto "Star Count", ou contagem de estrelas.


Ele funciona mais ou menos assim: você procura um local onde possa observar o céu e localiza uma determinada constelação. Ao observar esta constelação, você aponta a estrela mais fraca que você conseguir enxergar. Sabendo que estrela é essa, você saberá qual a magnitude-limite (visual) que aquele local tem. Isso dá a noção de quanto de luz espalhada aquele local tem. Para que os resultados tenham mais confiança é preciso repetir esta experiência várias noites, para eliminar a variação natural do céu, como nuvens altas, por exemplo. Outras pessoas analisando o mesmo local também ajuda, pois cada pessoa tem uma acuidade visual diferente. Esta foto foi enviada por Amir Abolfath e mostra um colega participando do projeto. O clarão ao fundo são as luzes de Teerã.Você está interessado? Para maiores detalhes visite o site do projeto:
http://www.windows.ucar.edu/citizen_science/starcount/

Existem instruções em português. Aproveite o feriadão para fazer isso (a campanha vai até o dia 15). Basta sair de casa e olhar para o céu onde você estiver. A idéia é essa. Onde houver alguém disposto a participar, haverá estatística para aquele local. Além do caráter investigativo, o projeto tem um caráter lúdico de reconhecimento do céu. Pode ser uma boa oportunidade para aprender a localização uma constelação no céu.


Fonte: Globo on line

Triângulo Celeste












As figuras mostram o triângulo celeste formado por Vênus, Saturno e Regulus (de Leão) um belo espetáculo a ser visto mesmo a olho nú. No Brasil o fenômeno pode ser visto nas madrugadas.
Fonte: Divulgação

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...