quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CÉU DE NOVEMBRO - PARTE III

DESTAQUES DO MÊS

1 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista ao anoitecer, a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

3 de novembro - segunda-feira:

Conjunção da Lua e o planeta Júpiter, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

6 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Netuno, vista a nor-noroeste (NNO), ao anoitecer. Netuno está a cerca de 1° a oeste da Lua. Observe por telescópio.

8 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Urano, vista a nordeste (NE), ao anoitecer. Urano está a cerca de 2° a sudeste da Lua. Observe por telescópio.

11 de novembro - terça-feira:

Observe a Lua junto às principais estrelas que formam a constelação de Aries, o Carneiro: Hamal, Sheratan e Mesartin (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), no início da noite a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de novembro - quarta-feira:

Bela configuração entre o planeta Vênus e as Nebulosas da Lagoa (M 8) e Trífida (M 20), situadas na constelação de Sagittarius (o Sagitário), vista no início da noite a oés-sudoeste (OSO). Observe por binóculo ou por telescópio.

13 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades, situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 19h 45min a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

14 de novembro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri), vista a nordeste (NE), a partir das 21h 15min. Pouco antes do Sol nascer em 15 de novembro, os dois astros estão bem juntos a noroeste (NO) Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), vista a nordeste (NE), a partir das 13h 30min. Observe a olho nu ou por binóculo.

17 de novembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir das 23h 45min, a és-nordeste (ENE). Pouco antes do amanhecer do dia 18, a Lua e o aglomerado encontram-se ao norte, bem juntos. Observe por telescópio.

20 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir da 1h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

21 de novembro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, vista a partir das 2h a leste (E). Com o decorrer da madrugada, os dois astros estarão mais próximos, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo.

24 de novembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista a leste (E), a partir das 3h 15min. Observe a olho nu ou por por binóculo.

25 de novembro - terça-feira:

Conjunção superior de Mercúrio (com o Sol), às 21h. Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente ao mesmo tempo.

29 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e as Nebulosas da Lagoa (M 8) e Trífida (M 20), situadas na constelação de Sagittarius (o Sagitário), vista no início da noite a oés-sudoeste (OSO). Observe por binóculo ou por telescópio.

29 de novembro - sábado:

Conjunção dos planetas Mercúrio e Marte. A configuração não será observada pois os dois astros estão juntos ao Sol.

29 de novembro a 3 de dezembro - sábado a quarta-feira:

Bela configuração entre os planetas Júpiter e Vênus, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

1 de dezembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e os planetas Vênus e Júpiter, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

.

FONTE: Observatório Céu Austral

.

CÉU DE NOVEMBRO - PARTE II

Visibilidade dos planetas em Novembro
.
MERCÚRIO
.

visibilidade - visto junto ao horizonte, por poucos dias no início do mês, a és-sudeste (ESE), pouco antes do nascer do Sol. A partir do dia 6 torna-se um astro de difícil observação, por sua aparente proximidade ao Sol.

movimentação - em Virgo (a Virgem) até o dia 9, quando ingressa em Libra (a Balança), permanecendo nesta constelação até o dia 23. Em 23 de novembro adentra em Scorpius (o Escorpião) e no dia 28 ingressa em Ophiuchus (o Serpentário).

brilho - m = - 0,9 no dia 1; m = - 1,3 no dia 15 e m = - 1,2 em 30 de novembro.

condições de observaçãoruins, ao longo de todo o mês.

coloração - branca.

VÊNUS

.

visibilidadevisto ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO), à meia altura em relação ao horizonte.

movimentação - em Ophiuchus (o Serpentário) até o dia 9, quando adentra em Sagittarius (o Sagitário).

brilho - intenso, com m = - 4,0 no início do mês e m = - 4,2 no final do período.

condições de observação - boas, ao longo de todo o mês.

coloração - levemente azulada.

.

MARTE

.

.

visibilidadeastro de difícil observação ao longo de todo o período devido à sua aparente proximidade ao Sol.

movimentação - em Libra (a Balança) até o dia 15 quando adentra em Scorpius (o Escorpião), permanecendo nesta constelação até o dia 27 quando ingressa em Ophiuchus (o Serpentário).

brilho - praticamente estável, com sua magnitude aparente variando de m = + 1,5 no início do mês a m = + 1,4 no final do período.

condições de observação - ruins , durante todo o mês.

coloração - avermelhada.

.

JÚPITER

.

visibilidade - observado à meia-altura para os lados do oeste (O), ao longo de todo o mês.

movimentação - em Sagittarius (o Sagitário).

brilhoapresenta um pequeno decréscimo com sua magnitude aparente variando de m = - 2,1 a m = - 2,0.

condições de observação - excelentes, durante todo o mês.

coloração - branca.

.

SATURNO

.

visibilidade - visível na madrugada a Leste (E), a partir das 3h no início do mês, das 2h 15min em meados de novembro e da 1h 15 min no final do período.

movimentação - em Leo (o Leão).

brilhopraticamente estável, com sua magnitude aparente variando de m = + 1,1, no início do mês, a m = + 1,0, no final do período.

condições de observação - boas ao longo de todo o mês.

coloração - amarelada.

.

URANO

.

atenção - astro observável, preferencialmente, por meio de instrumentos ópticos, com diâmetros superiores a 50mm.

visibilidade - observado ao anoitecer, alto no céu a nordeste (NE) no início do mês e ao norte (N) no final do período.

movimentação - em Aquarius (o Aquário), a leste de Phi Aquarii (m = + 4,4).

brilho - estável ao longo do mês: m = +5,8.

condições de observação - excelentes, durante todo o período.

coloração - levemente esverdeada.

.

NETUNO

atenção - astro visto por meio de instrumentos ópticos. Recomenda-se, para uma melhor observação, que o diâmetro do telescópio seja superior a 110mm.

visibilidade - observado ao anoitecer na região alta do céu, a nor-noroeste (NNO) no início do mês e a oeste (O) no final do período.

movimentação - em Capricornus (o Capricórnio), nas proximidades de Nashira (Gamma Capricorni - m = + 3,8).

brilho - estável ao longo do mês: m = +7,9.

condições de observação - excelentes, durante todo o período.

coloração - levemente azulada.

.

FONTE: Observatório Céu Austral

.


CÉU DE NOVEMBRO - PARTE I

Principais constelações de Novembro

roteiro de observação



O céu, este mês, mostra-se característico da estação da primavera, simbolizada pela constelação de Pegasus, o cavalo alado (Peg), que domina a região norte do céu. Junto a Pegasus, próxima ao horizonte nor-nordeste, está Andromeda, a Princesa Andromeda (And). A nordeste, vemos Aries, o Carneiro (Ari) e a pequenina constelação de Triangulum, o Triângulo (Tri). Ao norte de Pegasus e Andromeda, junto ao horizonte, encontra-se Cassiopeia, a rainha Cassiopéia (Cas).

A noroeste, em plena faixa da Via Lactea, está Cygnus, o Cisne (Cyg), também conhecido como "o Grande Cruzeiro do Norte". Ao sul de Cygnus, próxima ao horizonte oeste, notamos Aquila, a Águia (Aql), Sagitta, a Flecha (Sge) e Delphinus, o Golfinho (Del) e a pequena constelação de Vulpecula, a Raposinha (Vul).

Capricornus, o Capricórnio (Cap), encontra-se à meia altura, para os lados do oeste. A sudeste de Capricornus vemos o característico desenho de um número 1: é a parte principal da constelação de Grus, a Grou (Gru). A leste de Capricornus avistamos a constelação de Piscis Austrinus, o Peixe Austral (PsA).

Altas no céu destacam-se três constelações: a oeste, Aquarius, o Aquário (Aqr); ao norte, Pisces, os Peixes (Psc), e a leste, Cetus, a Baleia (Cet). Aquarius e Pisces são formadas por estrelas de fraco brilho. De Cetus em direção ao sul avistamos Eridanus, o rio Eridano (Eri), Phœnix, a Fênix (Phe), Hydrus, a Hidra Macho (Hyi), e Tucana, o Tucano (Tuc).

A sudoeste, vemos a cauda de Scorpius, o Escorpião (Sco), símbolo do inverno, e Sagittarius, o Sagitário (Sgr). Na direção dessa constelação é que está o centro de nossa galáxia. Ao sul de Sagittarius vemos Ara, o Altar (Ara), Apus, a Ave do Paraíso (Aps), Octans, o Oitante (Oct), onde encontra-se a estrela polar do sul, e a constelação de Triangulum Australe, o Triângulo Austral (TrA), muito utilizada para processos noturnos de orientação no campo. Ao sul, alta no céu, observamos Pavo, o Pavão (Pav).

A sudeste, próxima ao horizonte, observamos a constelação de Carina, a Quilha do Navio (Car). A leste, notamos Orion, o caçador Órion (Ori), associada ao verão, onde brilham as Três Marias. Ao sul de Orion estão Lepus, a Lebre (Lep) e Columba, a Pomba (Col).

Junto ao horizonte és-nordeste vemos parte de Taurus, o Touro (Tau) com seus dois aglomerados abertos de estrelas: Híades e Plêiades. A nordeste está Perseus, o herói Perseu (Per), formada por estrelas de fraco brilho.



resumo extraído de "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação"



de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim



OBSERVAÇÕES:



mapa com as principais constelações visíveis durante o mês de novembro

clique na imagem para aumentá-la



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...