quarta-feira, 4 de março de 2009

Asteroide passa de raspão pela Terra, afirmam astrônomos

Um asteroide passou de raspão pela Terra na manhã de segunda-feira (2). Segundo informações dos astrônomos, o rochedo, com diâmetro entre 21 e 47 metros, passou a cerca de 70 mil quilômetros da superfície terrestre -- o equivalente a um quinto da distância entre a Terra e a Lua. A informação foi divulgada pela Planetary Society, uma ONG internacional.


O objeto foi descoberto dois dias antes, por um astrônomo do Observatório Spring, na Austrália, quando estava a 1,5 milhão de quilômetros de distância. Designado 2009 DD45, ele passou sobre o oceano Pacífico e foi, em tese, visível da Austrália, do Japão e da China. O astro, com seu porte, deve ser similar ao objeto que colidiu com a Terra em 1908, sobre Tunguska, na Sibéria. Naquela ocasião, o asteroide explodiu no ar, por conta do contato com a atmosfera, mas a onda de choque devastou as florestas da região.
G1

Hubble flagra galáxias 'brincando' de cabo-de-guerra espacial

O Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, flagrou um "cabo-de-guerra" letal que está acontecendo a cerca de 100 milhões de anos-luz daqui. Três galáxias -- a NGC 7173, a NGC 7174 e a NGC 7176, que ficam na constelação do Peixe Austral -- estão passando por uma fase de intensa atração gravitacional. Algumas estrelas foram até arrancadas de suas galáxias maternas, o que gerou um "véu" estelar tênue perto das gigantes. Estima-se que, no fim das contas, a NGC 7174 ficará tão detonada que apenas as duas outras galáxias continuarão a existir.


As galáxias na imagem do telescópio espacial (Foto: ESA/Nasa/Z. Levay)

G1

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...