quinta-feira, 5 de março de 2009

Novo telescópio da Nasa vai procurar planetas parecidos com a Terra


Kepler em montagem - Foto NASA

Kepler vai varrer área com 100 mil estrelas semelhantes ao Sol. Pesquisa é o primeiro passo na busca de vida extraterrestre.

Da EFE

A Nasa colocará esta semana em andamento sua primeira missão com capacidade para responder a um dos principais questionamentos da humanidade: existe vida além da Terra? A esperança de encontrá-la está nos exoplanetas, corpos que giram em torno de outras estrelas além do Sistema Solar. Até agora, a partir de diversos sistemas de detecção, os astrônomos confirmaram a existência de mais de 320 desses planetas.

E, para continuar essa busca, a agência espacial americana lançará o observatório Kepler, que partirá na sexta-feira (6). Será uma das primeiras missões com a capacidade de encontrar lugares como a Terra, planetas rochosos que se encontrem em uma área quente em que se possa manter em sua forma líquida a água, elemento essencial para a formação da vida, conforme disse a Nasa em comunicado. "O Kepler é um componente crucial dos esforços da Nasa para encontrar e estudar planetas com características similares às da Terra", assinalou Jon Morse, diretor de astrofísica da agência espacial em Washington.

Segundo o cientista, o censo planetário que o Kepler fará ajudará a compreender a frequência em que existem esses planetas na Via Láctea. Também contribuirá para o planejamento de outras missões que, em um futuro a médio prazo, detectem diretamente e transmitam informação sobre as características dos mundos que existem em torno de estrelas vizinhas.



A constelação do Cisne e as suas vizinhanças


Cisne-Lira
O Kepler iniciará a busca na "minúscula" região de Cisne-Lira, que contém cerca de 100 mil estrelas similares ao Sol. Com seus instrumentos, o Kepler determinará a existência dos exoplanetas através das mudanças de luz que suas estrelas refletem quando os astros passarem entre elas e o observatório. Teoricamente, se esses corpos observados pelo Kepler forem similares à Terra, teriam de completar uma órbita de cerca de um ano em torno de sua estrela.O observatório contará com instrumentos que estão entre os mais poderosos produzidos até agora para a prospecção científica do espaço, como uma câmera com resolução de 95 megapixels. Segundo Debra Fischer, astrônoma da Universidade Estadual de San Francisco, o Kepler será um instrumento básico para saber que tipo de planetas giram em torno de outras estrelas. Suas descobertas serão utilizadas imediatamente para analisar as atmosferas dos exoplanetas. E as estatísticas recolhidas levarão a determinar o rumo que deverá ser seguido para estabelecer se efetivamente há "um planeta de cor azul que orbita outra estrela em nossa galáxia", assinalou.

Pesquisadores encontram microlua em meio aos anéis de Saturno

Objeto mede apenas cerca de 500 m e está no chamado anel G do planeta.Pequeno satélite teria relação com surgimento dos arcos em torno do astro.

Da Associated Press

Cientistas encontraram uma nova lua oculta em um dos anéis de Saturno. A nave não-tripulada Cassini detectou o objeto, que mede cerca de 500 m. A descoberta foi anunciada numa nota da União Astronômica Internacional.

Microlua aparece como pontinho mais escuro nesta sequência de imagens (Foto: Nasa/JPL/Space Science Institute)

Os pesquisadores sempre tiveram dúvidas sobre a formação do anel G, um dos mais misteriosos anéis de Saturno. Uma das hipóteses atuais é que ele surgiu a partir de fragmentos de gelo espalhados quando meteoritos se chocaram com a lua recém-descoberta. O planeta gigante já tem cerca de 60 luas registradas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...