terça-feira, 23 de junho de 2009

Exposição revela detalhes de Saturno; veja fotos

Fotografias da sonda espacial Cassini estão expostas no planetário de Greenwich, em Londres.

Da BBC

Uma exposição de fotos da sonda Cassini, da Nasa, inaugurada nesta semana em Londres, mostra detalhes da atmosfera, luas e anéis de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar. A exposição Visões de Saturno, no Planetário de Greenwich, tenta revelar alguns dos mistérios do planeta distante.


O planeta em toda a sua glória de Senhor dos Anéis (Foto: Nasa)



A lua conhecida como Titã no colo dos famosos anéis (Foto: Nasa)

Famoso pelos anéis, o planeta também conta com mais de 60 luas. Entre 1979 e 1981, três sondas passaram brevemente pelo planeta, trazendo de volta imagens que intrigaram especialistas. Em 1997, uma missão conjunta da Nasa (agência espacial americana), da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano) enviaram uma sonda mais poderosa para estudar os mistérios de Saturno. A Cassini-Huygens chegou a Saturno em 2004, depois de uma viagem de sete anos por bilhões de quilômetros no espaço. Acoplada à Cassini, foi enviada a sonda Huygens, desenhada para pousar e fotografar a superfície de Titã, a maior lua de Saturno. A exposição fica em cartaz até o fim de agosto. Confira mais fotos abaixo.


A lua Jápeto, semicoberta de material escuro que pode ter vindo de Saturno (Foto: Nasa)



Um belo close dos anéis (Foto: Nasa)



A pequena lua Pan no interior das estruturas (Foto: Nasa)

12º Encontro Nacional de Astronomia

Agenda

12º Encontro Nacional de Astronomia

19/06/2009

De 31/10/2009 a 1/11/2009

Faltam 130 dias para o início do evento. Duração: 2 dias

Agência FAPESP – O 12º Encontro Nacional de Astronomia (Enast) ocorrerá entre 31 de outubro e 1º de novembro, em Londrina (PR). O evento é realizado pelo Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina e pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina.

Comemorando o Ano Internacional da Astronomia, o 12º Enast terá atividades voltadas para pesquisadores, estudantes e crianças. A programação inclui palestras, apresentações de painéis, exposição de meteoritos e foguetes educativos, sessões de planetário e concurso de astrofotografia.

No sábado (31/10), uma noite de Lua cheia, será realizada a Astrofesta, quando binóculos, lunetas e telescópios serão montados em um amplo espaço para observação do céu.

O evento será realizado paralelamente ao 1º Encontro Latino-Americano de Astronomia (Elast), reunindo a comunidade astronômica amadora e profissional de todo o continente. As inscrições para apresentação de trabalhos nos dois eventos vão até o dia 31 de agosto.

Mais informações: http://web.sercomtel.com.br/enast

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...