terça-feira, 21 de julho de 2009

O eclipse solar total de 22 de julho será o mais longo que ocorrerá no século XXI


O primeiro eclipse ocorreu em 1 de agosto de 2008. O segundo eclipse solar está chegando este mês - em 22 de julho de 2009, e o terceiro acontecerá em 11 de julho de 2010. Embora estas datas variam em nosso calendário gregoriano, que ocorrem na mesma data no calendário judaico civil – 1 de Av. Um eclipse solar ocorre quando a lua viaja por todo o rosto do sol, bloqueando, assim, a sua luz solar.

Um eclipse solar "total" que significa que a Lua é grande o suficiente (mais perto da Terra) para cobrir completamente a superfície do sol, que, uma "anular" eclipse solar que significa que a lua está mais longe da Terra e parece menor do que o disco do sol. Um eclipse solar "parcial" significa que a Lua atravessa apenas uma parte da superfície do sol, mas não bloquea completamente a sua luz. Estes três eclipses solares são eclipses "totais" - que no ano passado, foi no extremo norte, este ano em todo o centro da superfície da Terra, e no próximo ano, no extremo sul.

O eclipse solar do ano passado (1 de agosto de 2008) foi visto em algumas partes do Ártico, na Sibéria, e na Ásia Central. A segundo desses três eclipses solares estará acontecendo este mês, em 22 de julho de 2009. Sky & Telescope Magazine (dezembro 2008) tinha uma história sobre este eclipse solar, dizendo que seria o eclipse mais longo do século e não será visto outro nesta configuração novamente até 2132.

Fred Espenak e Jay Anderson, escritores para Sky & Telescope disse, "Um eclipse total do sol vai atravessar China no próximo verão. Ao contrário do último eclipse de Agosto, o de 22 de julho de 2009, vai escurecer grandes cidades densamente povoada e rural, e uma vasta área tropical do oceano. "

"O terceiro eclipse solar total que acontecerá em 11 de julho de 2010, quase inteiramente sobre o Sul do Pacífico. Na Ilha de Páscoa e sul do Chile (ao pôr do sol). O Pacífico Sul é novamente o local do próximo, em 13 novembro de 2012. "

13 de novembro de 2012 ... hummm ... Eclipse total do sol que acontece no quarto ano de um ciclo Sabático judaico, perto de 12 de dezembro de 2012, sendo este último dia do calendário maia. Poderia ser um sinal celestial final não?

O eclipse solar total deste mês, terá uma magnitude de 1,080, que significa que será visível a partir de um estreito corredor através do norte da Índia, Leste do Nepal, no norte de Bangladesh, Butão, a ponta norte de Mianmar, China e central do Oceano Pacífico, incluindo as Ilhas Ryukyu , Ilha Marshall s e Kiribati. A totalidade será visível em muitas cidades, tais como Surat, Varanasi, Patna, Thimphu, Chengdu, Chongqing, Wuhan, Hangzhou e Xangai. Um eclipse parcial será visto a partir do caminho muito mais amplo da penumbra da Lua, incluindo a maior parte do Sudeste Asiático e no nordeste da Oceania. O norte da ilha Iwo Jima é o continente com a totalidade o mais próximo do máximo.

Na sexta-feira, 1 de agosto de 2008, um eclipse total do Sol foi visível dentro de um estreito corredor que percorrer a metade da Terra. O caminho d da sombra da lua começou no Canadá e em todo o norte prorrogado na Groenlândia, no Ártico, central da Rússia, Mongólia, e China. Um eclipse parcial foi visto dentro do caminho muito mais amplo da sombra penumbral da Lua, que incluía a nordeste da América do Norte, a maior parte da Europa e da Ásia.

No domingo, 11 de julho de 2010, um terceiro eclipse total do Sol será visível dentro de um estreito corredor que atravessa o da Terra do hemisfério sul. O caminho da sombra da lua vai atravessar o Oceano Pacífico Sul onde ele não fará em qualquer costa exceto em Mangaia (Ilhas Cook) e Ilha da Páscoa (Ilha de Pascua). O caminho da totalidade irá acabar logo após chegar a sul do Chile e da Argentina. A sombra penumbral da Lua irá produzir um eclipse parcial visível a partir de uma região muito mais vasta que abrange o Pacífico Sul e sul da América do Sul.

O que é notável sobre esses eclipses solares é o modo anormal que ocorrem no calendário judaico. Existem várias Escrituras que predizem sinais no sol e da lua em torno do tempo do começo do período da grande tribulação. Isaías escreveu:

" 9 Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.10 Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.11 E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.12 Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.13 Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. " (Isa. 13:9-11).

João escreveu: " 12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; "

É possível que os eclipses solares e lunares ao longo dos próximos anos esperam uma celeste mensagem para a humanidade? Eles podem ser os sinais bíblicos previstos para o sol e para lua, que são descritos nas escrituras? (Apocalipse 6:12).


Mateus 23:37


37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! 38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; 39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.


("Baruch Haba, B’Shem Adonai"). Tradução do hebraico para o português ("Bendito o que vem em nome do Senhor").

Créditos: http://apologiajudaica.blogspot.com/2009/07/eclipse-do-sol-em-22-de-julho-de-2009.html


Mais info




http://www.youtube.com/watch?v=j72K3-ZioCE

http://porque2012.blogspot.com/2009/07/o-eclipse-solar-total-de-22-julho-sera.html

Maior eclipse solar do século só pode ser visto na Ásia

Este poderá ser o eclipse mais visto da história.

Faixa com ocultação passa pela Índia e pela China.


Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil


A pequena ilha de Akuseki, no sul do Japão, nunca recebeu tantos visitantes. Tem apenas 77 moradores, mas está lotada. É o melhor lugar do país para ver o eclipse. Todos tiveram de acampar, já que lá não existe hotel.

Na China, uma metrópole - Xangai - também está lotada de turistas, chamados de "caçadores de eclipse". Gente que não se importa de viajar longas distâncias ou pagar até US$ 6 mil por um pacote. Tudo para ter uma visão privilegiada de um fenômeno. Para eles, vale a pena. Um eclipse tão longo só vai se repetir no século que vem, no ano 2132.

Este poderá ser o eclipse mais visto da história, porque passa pelos dois países com maior população no planeta, Índia e China. Só o mau tempo pode estragar a festa. A previsão é de que em boa parte da Ásia haverá nuvens e chuva.

No eclipse solar, a Lua passa na frente do Sol. Será o mais longo do século, porque a Lua estará muito perto da Terra. Assim, o Sol ficará totalmente encoberto por até 6 minutos e 39 segundos. Mas só quem estiver na Ásia poderá ver. Os melhores lugares ficam em uma estreita faixa que vai da Índia ao Oceano Pacífico.

Superstição
Apesar de bem conhecidos pela ciência, os eclipses são fontes de superstições e significados religiosos. Videntes e astrólogos na Ásia estão prevendo tragédias como terremotos. Na Índia, mulheres grávidas são aconselhadas a não sair de casa e milhares de pessoas vão tomar banho nos rios sagrados para se livrar das impurezas. Na China, a polícia está de prontidão em várias cidades para ajudar as pessoas que podem se assustar com a queda da temperatura e a escuridão no meio do dia.

Na Índia, primeiro país a ver o eclipse, milhares de pessoas passam a noite em orações na beira do Rio Ganges, o mais sagrado de todos. Rezam pela paz mundial e para afastar qualquer mal que possa ser trazido pelo fenômeno.

Para os cientistas, também é uma chance imperdível. Eles poderão estudar a chamada "coroa do Sol", nuvens de gases que só podem ser vistas da Terra durante eclipses.

In Asia l'eclisse del secolo


Vi assisteranno oltre due miliardi di persone. Ma in Cina si teme l'effetto delle superstizioni

DAL NOSTRO INVIATO SHANGHAI — Il drago celeste è pronto a divorare il Sole. Mercoledì, a partire dalle otto del mattino (le due di notte in Italia), avrà inizio in Cina una spettacolare eclisse totale, la più lunga del secolo: al suo apice, l’ombra del satellite oscurerà la terra per oltre sei minuti, un record che non si ripeterà sino 2132. Riquanshi: con questa locuzione — che significa letteralmente «il Sole completamente mangiato (dal drago)» — i cinesi indicano ancora oggi il fenomeno celeste, evocando tempi in cui gli uomini sapevano poco di astronomia e osservavano il cielo con grande soggezione. Un fenomeno che sta provocando grande eccitazione nella Repubblica popolare, ma anche timori per le possibili reazioni «superstiziose del popolo».

FRA SCIENZA E SUPERSTIZIONE - Il governo di Pechino da giorni sta istruendo i media e le unità di lavoro perché «diffondano le conoscenze scientifiche appropriate», per evitare «panico e ingiustificate reazioni» legate alle leggende. La prudenza non è mai troppa, considerato che almeno 300 milioni di persone saranno interessate dalla corsa dell’ombra lunare, che attraverserà — dopo l’inizio in India, Nepal, Bangladesh e Birmania — una fascia larga 200 chilometri dal Tibet a Shanghai, passando per il Sichuan e la valle dello Yangtze (il Fiume Azzurro), cioè l’area più popolata della Cina, per andare a spegnersi nell'Oceano Pacifico. Perché tanti timori? In Asia le eclissi sono legate a eventi infausti. Il Partito comunista cinese non ne parla apertamente. Ma quando fa riferimento alle «superstizioni» tutti, qui, sanno cosa possa significare. Perché nella Storia la caduta delle dinastie è tradizionalmente legata a fenomeni naturali come terremoti, inondazioni e, appunto, eclissi: segnali che il «mandato del Cielo» era scaduto e i governanti sulla Terra non riscuotevano più la fiducia delle divinità celesti. Ora, da un anno a questa parte, la Repubblica popolare è stata ripetutamente sconvolta da catastrofi come il sisma nel Sichuan e ripetute alluvioni che hanno fatto migliaia di vittime. Adesso si presenta persino questo evento astrologico rarissimo: che sia suonata l’ora della «dinastia rossa»? «L’eclisse non è pericolosa, non provoca danni alle persone — si affanna a spiegare Hao Jinxin, vicedirettore dell’Osservatorio astronomico nazionale —. È un fenomeno del tutto naturale: la Luna che blocca i raggi del Sole. Al massimo le persone possono sperimentare un disagio di tipo psicologico». Appunto: proprio quello che le autorità temono.

BOOM DI TURISTI - Per questo, visto che nell’area dell’eclissi sono confluiti diverse decine di milioni di turisti e curiosi, la polizia è in stato di massima allerta, pronta a ogni evenienza. «I responsabili del traffico saranno istruiti perché si attendano i problemi tipici delle ore notturne — fa sapere la municipalità di Shanghai —. Gli automobilisti stiano bene attenti a quanto avviene lungo le strade e non nel cielo». Ovviamente, visto l’enorme afflusso di visitatori, che hanno riempito alberghi e fatto la felicità dell’agenzie viaggi, c’è chi si frega le mani. «Nei mesi scorsi i miei colleghi si sono lamentati perché gli affari andavano malissimo — ha detto Zhi Chenyan, vicedirettore della Federazione turistica della provincia dello Zhejiang —. E ora improvvisamente, ecco un boom mai visto». A Shanghai, tutto è pronto per lo spettacolo con un timore: le previsioni per domani danno pioggia battente dopo giornate di canicola intensa. Ma il meteo non ha impedito alla metropoli di preparare con cura l’«avvenimento del secolo», superstizioni o meno. «Lavorerò al mio ultimo libro tutta la notte — ci dice per esempio Mian Mian, scrittrice shanghaiese molto nota anche in Italia (Nove oggetti di desiderio, Einaudi) —. Ma domattina sarò in strada: questo è certo».

Paolo Salom
21 luglio 2009
Corriere della Sera

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...