terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mais de 2 mil astrônomos se reúnem em evento internacional no Rio


A XXVIII Assembléia Geral da União Astronômica Internacional reúne mais de 2 mil astrônomos no Rio (Foto: Carolina Lauriano / G1)


A partir desta terça (4), o Rio se transforma na capital mundial da astronomia. Cerca de 2 mil astrônomos de mais de 70 países estão na cidade para a XXVIII Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU, em inglês), que é realizada pela primeira vez no Brasil e tem como objetivo discutir as descobertas na área. O evento acontece até o dia 14 de agosto e conta com exposições, documentários e palestras ministradas por nomes como o do italiano Franco Pacini, que falará sobre como as descobertas de Galileu Galilei influenciam os estudos astronômicos até hoje.

Os simpósios abordarão temas que vão desde o apoio às mulheres na astronomia até os métodos de procura por água em outros planetas. A língua oficial do evento é o inglês e só podem participar sócios da IAU e credenciados. Na segunda-feira (3), já foram realizadas algumas palestras, mas a abertura oficial será nesta terça, às 14h, no SulAmérica Convention Center, no Centro do Rio. Estão previstas as participações do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.
Rio, capital do mundo da astronomia
A cada três anos, astrônomos associados pela IAU se reúnem para avaliar as mais recentes observações e para organizar ações cooperativas internacionais. Em 2009, se comemora o Ano Internacional da Astronomia, em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, realizado pelo famoso cientista Galileu Galilei. Para a coordenadora do Comitê Organizador Nacional, Daniela Lazzeno, o fato de ser no Brasil demonstra o reconhecimento da comunidade de astronomia no mundo: “O Rio tem estrutura adequada e também é um lugar mundialmente famoso. É uma grande oportunidade para o turismo, já que são mais de 2 mil participantes, além das famílias. Isso torna a cidade a capital do mundo da astronomia nesses dias”, afirmou.

Para o público em geral
Quem não é sócio da IAU também pode aproveitar a presença dos grandes nomes da astronomia que estão no Rio. Paralelamente à assembléia, três palestras serão realizadas no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio, com entrada franca.

No dia 5 de agosto, às 19h30, Jim Bell, da Universidade de Cornell, mostra as curiosidades sobre o planeta Marte. Dia 7, às 18h, Franco Pacini, da Universidade de Firenze, debate sobre o legado de Galileu. E no dia 12, às 19h30, Françoise Combes, astrônoma do Observatório de Paris, fala sobre o nascimento e a vida das galáxias.

Além do Planetário, o público que passar pela Cinelândia, no Centro, a partir desta terça-feira, poderá participar de atividades relacionadas à astronomia, em uma tenda de 450 metros quadrados. Parte da programação do encontro da IAU, o evento “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela” oferece exposições, atividades interativas, oficinas, planetários infláveis, palestras de curta duração e observação do Sol por meio de telescópios. A Agência Espacial Brasileira (AEB) também participa com um estande que tem, entre as atrações, a réplica da roupa usada pelo astronauta Marcos Pontes no espaço, e uma exposição sobre os 40 anos da chegada do homem à Lua.

G1

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...