terça-feira, 20 de outubro de 2009

Francisco Coelho Filho e sua contribuição na Astronomia Aficionada


FRANCISCO COELHO FILHO
(1908-2003)


Sua contribuição na Astronomia Adicionada

Nasceu em 12 de abril de 1908 no município de Granja, Ce. Formou-se em 1941 como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará como Auditor Fiscal. Em 1946 casou-se com Alcidina Matos Coelho com quem teve cinco filhos. Foi prefeito da cidade de Xapuri no Acre em 1942 e exerceu também interinamente a Prefeitura de Aracoioba ,Ce, nos anos 1954-56. Como radioamador com o prefixo PY7VU hoje PT7VU, prestou inúmeros serviços de utilidade pública,pedagógicos e na difusão da Astronomia.

Pertenceu a várias associações e clubes de Astronomia, sendo fundador da União Brasileira de Astronomia, UBA e presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA, a mais antiga do Brasil.

Em 31 de julho de 1967 inaugurou em seu sítio de Eusébio, Ce, o Observatório Astronômico Aldebaran, considerado o mais antigo do Ceará.

Sua extensa folha de serviços, principalmente na área pedagógica lhe valeu um prêmio do Projeto Rondon na forma de um Globo-Planetário de origem alemã.

Coelho também era um apaixonado pela natureza, em especial por plantas cultivando-as com o cuidado de manter uma placa com o nome científico e o popular de cada uma, foi também grande preservador e conservador da fauna, cultivando enorme respeito pelos animais (aves répteis e mamíferos) em seu sítio de Eusébio, Ce.

Sua morte ocorrida em novembro de 2003 com a idade de 95 anos, comoveu a todos nós que o admirávamos como colega e amigo. Esteve por duas vezes em Campinas e Americana onde nesta última participou de duas Semanas de Astronomia promovida pelo Observatório Municipal.


Síntese do texto original elaborado por sua filha Vera Lucia Matos Coelho – N.Travnik

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...