segunda-feira, 29 de março de 2010

Foto inédita de Mimas, uma das luas de Saturno, lembra Pac-Man


Referências pop - Imagens de uma das luas de Saturno lembram a Estrela da Morte de Guerra nas Estrelas e o game clássico Pac-Man (Foto: Nasa / JPL / Goddard / SWRI / SSI)

Do G1, em São Paulo - O mapa de temperatura com a maior resolução já obtida de Mimas, uma das luas de Saturno, trouxe uma surpresa para os cientistas da Nasa, a agência espacial americana. Obtida pela sonda Cassini, a imagem lembra Pac-Man, game clássico dos anos 80, prestes a devorar um biscoito ou algo que o valha. Mimas, uma lua pequena e gelada, também aparece na imagem à direita, em luz visível. Essa imagem também foi alvo de comparações, desta vez com a Estrela da Morte de “Guerra nas Estrelas”.


Veja também:
Sonda flagra luas de Saturno em novos ângulos

A Cassini foi lançada em 15 de outubro de 1997. O nome é uma homenagem ao italiano Jean-Dominique Cassini (1625-1712), que descobriu 4 das dezenas de luas de Saturno: Jápeto (ou Iapetus), Reia (ou Rhea), Tétis (ou Tethys) e Dione. Com 5,6 toneladas, a Cassini chegou a Saturno em meados de 2004, após sete anos de viagem. A sonda completou um período inicial de quatro anos de missão em junho de 2008. Como continuou plenamente operacional depois disso, está fazendo ‘hora-extra’ desde então, com sucesso.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...