segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deserto do Atacama, no Chile, receberá telescópio europeu gigante

Colina Armazones, onde será erguido complexo, tem 3.060 m de altura.Instalação do E-ELT, com 42 m de diâmetro, deve ser concluída em 2018.

Da EFE


Vista panorâmica da Colina Amazones, no deserto chileno do Atacama (Foto: ESO)

O deserto do Atacama, no Chile, foi escolhido como o local para a instalação de um telescópio europeu de 42 metros de diâmetro conhecido como European Extremely Large Telescope (E-ELT).

O anúncio foi feito pela Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO) em comunicado divulgado em Garching, no sul da Alemanha.


A colina (ou Cerro) Amazones (Foto: ESO)

A colina Armazones, onde será colocado o telescópio, tem 3.060 metros e fica a 20 quilômetros da colina Paranal, onde funciona o antecessor do E-ELT.

O diretor-geral da ESO, Tim de Zeeuw, qualificou o desenvolvimento do telescópio gigante como um marco no avanço do conhecimento astronômico.

Os cientistas querem, com o E-ELT, abordar muitos dos problemas astronômicos ainda não resolvidos e têm a esperança de que termine por revolucionar a percepção do universo de maneira similar ao que foi feito pelas observações de Galileu há 400 anos.

A instalação do telescópio europeu deve começar no final deste ano e ficar pronta em 2018.

Chile vai abrigar maior telescópio do mundo


Lugar onde será instalado o telescópio tem 320 noites claras por ano; governo vai conter ocupação da região.
 Foto divulgação

O Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciou nesta segunda-feira (26) ter escolhido o território chileno de Cerro Armazones para construir o maior telescópio do mundo, o European Extremely Large Telescope (E-ELT).
Cinco países - Espanha, Marrocos, África do Sul, Argentina e Chile - competiam para abrigar o telescópio óptico, com custo estimado em 1 bilhão de euros (R$ 2,3 bilhões) e que deve ficar pronto em 2018, depois de sete anos de obras. Muito esperado pela comunidade científica, o E-ELT terá um espelho sem precedentes, com diâmetro de 42 metros, que permitirá observar o Universo e suas galáxias como nunca foi feita antes.

O telescópio será instalado no norte do Chile, a uma altitude de 3.060 metros, no deserto de Atacama. Entre os fatores que infuenciaram a decisão de escolher o local estão a qualidade da atmosfera e o custo da construção.

O sítio chileno garante mais de 320 noites claras por ano e o governo do país ofereceu, além disso, um amplo perímetro de terreno em torno da futura instalação científica, a fim de evitar qualquer tipo de poluição luminosa, no caso de eventuais assentamentos de minas na região, o futuro.

O diretor-geral do ESO, Tim de Zeeuw, qualificou o desenvolvimento do telescópio gigante como um marco no avanço do conhecimento astronômico. Com o E-ELT, os cientistas querem resolver muitos dos problemas astronômicos ainda não solucionados. Eles têm a esperança de que o equipamento revolucione a percepção do Universo de maneira similar ao que foi feito pelas observações de Galileu, há 400 anos.

http://noticias.r7.com/

Telescópio espacial Hubble completa 20 anos; veja álbum com melhores fotos





clique para ver os slides

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...