segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sondas gêmeas registram colisão de cometa com o Sol

Corpo foi ejetado por Júpiter e fez um único loop em direção à estrela.Dados foram apresentados na reunião da Sociedade Astronômica dos EUA.

Do G1, em São Paulo-  Físicos da Universidade da Califórnia, campus de Berkeley, gravaram a colisão de um cometa com o Sol. Eles usaram instrumentos a bordo da dupla de naves Stereo (de Solar TErrestrial RElations Observatory), lançadas em 2006.


São duas naves idênticas orbitando o Sol, uma entre a Terra e a estrela e a outra atrás do Sol. A equipe também usou dados captados pelo Observatório Solar Mauna Loa, baseado no Havaí.

Na avaliação dos cientistas, o cometa foi ejetado de seu curso em 2004 por influência de Júpiter. Desgovernado, fez o primeiro (e último) loop justamente no quintal do Sol.

Os detalhes da descoberta foram apresentados nesta segunda-feira (24) na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Miami, Flórida. Além das gêmeas Stereo A e B, foram empregados vários instrumentos do Soho (Solar and Heliospheric Observatory), lançado em dezembro de 1995.

Astrônomo canadense descobre órbita secreta de nave militar dos EUA

Segundo 'The Globe and Mail', Kevin Fetter descobriu rota acidentalmente. X-37B está a 410 km da Terra e faz órbita do planeta a cada 90 minutos.

Da EFE -


Flagrante - X-37B dá volta completa em torno da Terra a cada 1 hora e meia
(Foto: Flying Jenny / Flickr - Creative Commons, a-nc-sa 2.0 genérico)


Um astrônomo amador canadense descobriu a órbita de um projeto secreto das Forças Armadas americanas, o veículo de teste orbital (OTV, na sigla em inglês) X-37B, lançado no dia 22 de abril.

Segundo a imprensa local, Kevin Fetter descobriu a rota do aparelho de forma acidental, enquanto analisava o espaço com seu telescópio para encontrar satélites fora de serviço.

Nave faz parte do programa militar americano, e detalhes sobre o teste são (ou deveriam ser) sigilosos (Foto: Força Aérea dos EUA via  France Presse - 04-04-2010)

O telescópio de Fetter, que faz parte do grupo de astrônomos amadores Heavens-Above, captou durante alguns segundos o voo do X-37B, nave de 5,5 toneladas colocada em órbita pelas Forças Armadas dos Estados Unidos sem que sua função tenha sido anunciada.

"Vi por sorte, porque estava apontando para a área certa do céu", disse Fetter ao jornal canadense "The Globe and Mail".

A descoberta de Fetter revela que o X-37B orbita a 410 quilômetros da Terra e que completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...