segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sonda japonesa entra na atmosfera como 'estrela cadente'

Após sete anos, 'Hayabusa' voltou à Terra com amostra de asteroide.     Aterrissagem deixou rastro luminoso no céu da Austrália.

Do G1, em São Paulo



Rastro luminoso mostra cápsula da sonda japonesa Hayabusa entrando na atmosfera em região inóspita da Austrália. A nave foi lançada em 2003 e traz amostras do asteroide Itokawa. Volta à terra ocorreu neste domingo (13). (Foto: Wakayama University Institute for Education on Space via AP)

Oceano cobriu um terço de Marte há 3,5 bilhões de anos, mostra estudo

Cientistas analisaram foz de antigos rios que corriam no planeta.   Pesquisa indica que ciclo hidrológico já foi semelhante ao da Terra.

Do G1, em São Paulo

Um vasto oceano cobriu um terço de Marte há cerca de 3,5 bilhões de anos, indica um estudo divulgado nesta segunda-feira (14) pela Universidade do Colorado, nos EUA.

Simulação mostra como seria o oceano em Marte há cerca de 3,5 bilhões de anos. (Foto: Universidade do Colorado/Divulgação)

Analisando marcas deixadas por rios ancestrais, como deltas e sulcos, os pesquisadores perceberam que a foz de muitos cursos d'água tinha altura coincidente, indicando a existência de um oceano.

Segundo a pesquisa, o imenso lago cobriu 36% do planeta, e o volume de água equivalia a cerca de um décimo dos oceanos atuais da Terra.

O estudo indica que o Planeta Vermelho já teve um ciclo hidrológico parecido com o do nosso planeta, incluindo chuvas, água corrente, formação de nuvens, de gelo e acumulação de água no subsolo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...