sexta-feira, 9 de julho de 2010

Eclipse solar será visto apenas em parte do hemisfério sul

Sombra completa estará a quase 2 mil km da costa neozelandesa. Astrônomos usam evento para observar camada mais externa do Sol.


Eclipse total do Sol será observado no próximo domingo (Foto: Luc Viatour / Flickr - Creative Commons)

Do G1, em São Paulo - Um eclipse total do Sol ocorrerá no próximo domingo (11), porém o fenômeno deve ser observado em sua plenitude apenas para quer estiver em um raio com centro a 2000 km da costa nordeste da Nova Zelândia.

Equipes de estudiosos devem se descolar à remota ilha de Páscoa, a 3.700 quilômetros a oeste da costa chilena, para observar o fenômeno.

Com a revolução da Lua ao redor da Terra, ocasionalmente o satélite se posiciona entre o planeta e o Sol, o que gera regiões de penumbra e sombra completa na superfície terrestre.

Segundo dados do site Uranometria Nova, organizado por professores da Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, o território brasileiro deve ficar debaixo da penumbra durante o evento.

É o segundo evento impedindo a luz solar de chegar sem bloqueios à Terra neste ano de 2010. Durante o mês de janeiro, no dia 15, parte da Lua ficou entre a estrela e o planeta, gerando um eclipse anular, fenômeno tido como raro pelos especialistas.

Ocorre quando o satélite natural, mesmo à frente do Sol do ponto de vista de um observador em superfície terrestre, ainda permite a identificação de parte do disco solar.

A importância de eclipses solares para os astrônomos está na possibilidade de observar a coroa solar, camada mais externa da estrela, visível apenas quando o restante da luz interior está ofuscado.

É recomendável evitar a observação de eclipses solares sem proteção aos olhos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...