sexta-feira, 16 de julho de 2010

Telescópio da Nasa detecta 25 mil asteroides em seis meses

Equipamento WISE faz descobertas por meio de radiação infravermelha.   Projeto custou US$ 320 milhões e deve realizar 'censo cósmico'.

Do G1, com informações da AP



Supernova Tycho (no canto superior esquerdo), nomeada em lembrança ao astrônomo dinamarquês, detectada pelo telescópio WISE (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA)O primeiro mapeamento do espaço feito pelo telescópio Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da Nasa, será completado no próximo sábado (17), com a descoberta de 25 mil novos asteroides em seis meses de atividades.

Apenas 95 do montante são corpos considerados próximos da Terra, inscritos em um raio de 43 milhões de quilômetros. Esse valor representa aproximadamente um terço da unidade astronômica, medida da distância entre o Sol e o planeta.

Voltado para a detecção de radiação infravermelha, o equipamento consegue captar sinais de calor e ondas encobertas ou mais difíceis de serem notadas por telescópios convencionais.

Lançada em dezembro do ano passado, o projeto custou US$ 320 milhões e tem como objetivo, até o final de 2010, realizar um censo cósmico de objetos recém-encontrados. Pesquisadores querem saber mais sobre como planetas, estrelas e galáxias foram formadas com base nos resultados apresentados pelo WISE.

O telescópio da agência espacial norte-americana também desvendou 15 novos cometas. Centenas de potenciais estrelas-anãs de cor marrom - tidas como corpos gasosos muito menores que o Sol, porém maiores que planetas - foram vislumbradas, com 20 confirmações.

Uma galáxia superluminosa, localizada a 10 bilhões de anos-luz e provável consequência da fusão de galáxias que colidiram, também foi objeto das investigações do WISE.

"Nós estamos preenchendo os espaços em branco, desde quanto a informações sobre objetos próximos à Terra como sobre galáxias em formação", diz Peter Eisenhardt, coordenador da missão WISE e cientistas do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...