quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estrela de Wolf-Rayet é fotografada por astrônomos europeus

Observatório no Chile registrou imagens de astro na constelação da Carina.   Com 70 massas solares e a 5 mil anos-luz, WR 22 seria visível a olho nu.

Do G1, em São Paulo



O European South Observatory (ESO), grupo europeu com atividades em telescópios no hemisfério sul da Terra, divulgou nesta quarta-feira (28) imagem de astro incomum conhecido como estrela de Wolf-Rayet, próxima a Eta Carinae, na constelação da Quilha. WR 22, vista no meio da foto, teria até 70 massas solares e pode ser vista a olho nu em locais com boas condições, mesmo distante 5 mil anos-luz da Terra. (Foto: ESO)

Marcomede Rangel Nunes

Faleceu hoje, Marcomede Rangel Nunes, membro da diretoria do Observatório Astronômico Monoceros na área de consultoria científica entre outras participações em diversas instituições afins.

Escreveu Marcomede  em  seu perfil na página do Café História:

'Físico do Observatório Nacional - MCT, com 30 obras publicadas, entre livros e mapas, em divulgação científica. Tem sete viagens a Antártica, com dois livros sobre o assunto. Atuou nos departamentos de Astronomia, Geofísica e Serviço da Hora. Escreve para revistas e jornais.'


Do Grupo Urânia, transcrevemos o email emocionado do Sérgio Lomônaco (ECV) , que define bem quem ele era.

'Há uma semana soubemos que o professor Marcomede havia sofrido um forte AVC.  Depois de exatamente uma semana de luta e  sofrimento, nosso amigo faleceu nesta manhã de quarta-feira.  

Físico do Observatório Nacional, onde começou a trabalhar, ainda adolescente fazendo observações de manchas solares, deixa viúva, filho de oito anos e muitos amigos.

Para quem não o conheceu, começo chamando-o de "Marcometa", pois aproveitando a movimentação da passagem do cometa Halley nos anos 80, catalizou o interesse pela astronomia, promovendo sessões de observação do céu, publicando folhetos e abrindo espaço para que muitos astrônomos amadores fossem levados, com seus telescópios, a cidades pequenas onde mostravam o céu para centenas de pessoas.

Tambem mantinha estreito contato com políticos na busca de reconhecimento público pelo trabalho de diivulgação científica realizado por amadores e voluntários.

Depois da passagem do cometa, passamos a chama-lo de '"Marcomídia", pois estabeleceu ligações com jornalistas e repórteres, colocando em jornais, revistas e tv o entusiasmo dos astrônomos amadores de todo o Brasil. Viajou por todo o país apoiando e incentivando as associações amadoras e sempre esteve de braços abertos no Observatório Nacional para receber e mostrar o campus a todos os visitantes.

Todas as vezes em que o nosso grupo foi citado em notícias de jornal, revistas e programas de tv o contato inicial foi feito pelo Marcomede.

Extrovertido, agitado e de modos simples, estava sempre à vontade para falar de astronomia, valorizar o empenho dos amadores e incentivar a criação de associações e grupos de estudos.Físico, astrônomo amador, pintor, escritor, divulgador...

Nos deixa o desafio de continuar divulgando e mostrando o firmamento para as pessoas.'

Ainda no mesmo grupo, foi postada uma entrevista com ele no youtube que poderão acessar pelo liink http://www.youtube.com/watch?v=a1vyRb-1_vg

Na página do Observatório Monoceros http://www.monoceros.xpg.com.br/  os leitores poderão ler mais e ver fotos antigas dele nos eventos programados pelo Monoceros.

Vejam também http://www.clubedeastronomia.com.br/   entre outros.

A Astronomia perde um grande homem para ver brilhar nas constelações do infinito uma nova luz! Que o Alto o tenha na palma de suas mãos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...