quarta-feira, 9 de março de 2011

Aglomerado de galáxias mais antigo já encontrado intriga astrônomos


Aglomerado de galáxias estudado pelos astrônomos pelo ESO (Foto: ESO/Divulgação)

Do G1, em São Paulo - Um aglomerado de galáxias que parece já maduro mesmo no início da formação do Universo intriga cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO, na sigla em inglês), segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (9) pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Os chamados "aglomerados de galáxias" são as maiores estruturas do Universo. Como o nome diz, eles são grupos de galáxias que se unem forçadas pela gravidade. Por isso, os astrônomos acreditam que a formação deles demore, bastante. O aglomerado encontrado pelo ESO, no entanto, já parece ser estável e maduro mesmo quando o Universo estava em seus primeiros bilhões de anos. Encontrar algo assim é "muito raro", segundo o autor da pesquisa, Michael Golbat. Mas, se outras estruturas parecidas forem descobertas pode ser necessário rever as teorias sobre a origem do Universo.

Após última missão, ônibus espacial Discovery pousa com sucesso



Discovery durante o pouso, no CentroEspacial Kennedy, na Flórida (Foto:Reprodução/Nasa TV)


Mais antiga nave espacial americana será aposentada pela Nasa.Astronautas levaram um robô à Estação Espacial Internacional.

Do G1, em São Paulo - Após 27 anos de serviços prestados, o ônibus espacial Discovery fez o que deve ser seu último pouso às 13h57 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos. Esta foi a 35ª viagem de um ônibus espacial à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e a 39ª missão do Discovery ao espaço. Ao todo, a nave já passou o equivalente a um ano inteiro em órbita. O ônibus espacial, o mais antigo em operação na Nasa após a destruição do Challenger (em 1986) e do Columbia (em 2003), será agora aposentado.A missão STS-133 levou seis astronautas e um robo humanoide à Estação Espacial Internacional.

A equipe permaneceu no espaço durante 13 dias, levando novos instrumentos aos posto orbital.

O programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado até o final de 2011, com o voo final da Endeavour, na missão STS-134, e da Atlantis, que será utilizada novamente após a agência espacial norte-americana ter anunciado o fim do uso desta nave em 2010.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...