sábado, 19 de março de 2011

Maior lua cheia nos últimos 18 anos é fotografada na Índia


A lua cheia dominou o céu da Índia na noite deste sábado (19) no país, após atingir o perigeu, ponto de sua trajetória ao redor da Terra no qual o satélite fica mais perto do planeta. A imagem acima foi feita na cidade de Hyderabad. Durante a passagem pelo perigeu, a Lua fica até 50 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu, ponto de mais distância na órbita elíptica. Trata-se da maior lua dos últimos 18 anos. (Foto: Noah Seelam / AFP Photo)


Lua Azul


Super-Lua de hoje só é vista a cada 20 anos. Astro atingirá o máximo de aproximação da Terra e ficará mais brilhante e maior

Rio - Os românticos vão ganhar um motivo extra para namorar à luz da Lua hoje. O céu será presenteado com um fenômeno que demora quase 20 anos para acontecer. Trata-se da Super-Lua, quando o satélite está na sua fase cheia em máxima aproximação da Terra (perigeu) — 50 mil km mais perto do que quando está no ponto mais distante de sua órbita. Segundo cientistas, a sensação vai ser de que se pode tocar o astro.A última vez que os terráqueos foram brindados com este show foi em março de 1993. Naquele ano, o satélite estava a 356.528 km de distância. Hoje ela estará apenas 49 km mais distante. “Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores”, informou a Nasa em seu site. A lua vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte. No Rio, a Lua vai nascer às 17h51 e vai se pôr às 6h39 de amanhã. Segundo Josina Nascimento, responsável pelos cálculos e edição do Anuário do Observatório Nacional, “se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observação”.A influência do satélite natural pode ser sentida essencialmente nas marés. De acordo com estudos, no entanto, o fenômeno de hoje não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta. Pelo menos para os cientistas! Enquanto a chegada da Super-Lua é aguardada, a chuva deu uma trégua nas regiões Norte e Noroeste do estado, mas ainda há 535 desalojados e 118 desabrigados. A previsão de maremoto não se concretizou em São João da Barra. Às 12h, pescadores saíram ao mar e retomaram as atividades, suspensas por três dias.De acordo com o Climatempo, hoje o sol aparece e faz calor no estado. A temperatura varia entre 35 e 21 graus. Amanhã, uma frente fria chega ao estado diminuindo as temperaturas, que ficam entre 32 e 20 graus. O outono começa, oficialmente, às 20h21 deste domingo e o mar fica agitado até terça.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...