sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sonda europeia fotografa dupla de vulcões em Marte

Sonda europeia fotografa dupla de vulcões em Marte.    Montes ficam no hemisfério norte do planeta.   Imagens foram feitas pela nave Mars Express.

Do G1, em São Paulo - A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou imagens de um par de vulcões na superfície de Marte. As fotos foram feitas pela sonda Mars Express e mostram uma área castigada por meteoros e repleta de crateras.


Vulcão Ceraunius Tholus e a cratera no topo com 25 km de extensão. (Foto: FU Berlin / DLR / ESA)

O maior deles, conhecido como Ceraunius Tholus, tem 130 quilômetros de extensão na base e 5.000 metros de altura. A cratera no cume tem 25 quilômetros de diâmetro. Já o vulcão vizinho, chamado Uranius Tholus, tem 62 quilômetros de comprimento e 4.500 metros da base ao topo.A região fica no hemisfério norte do planeta. As imagens foram geradas a partir de três voltas da sonda ao redor de Marte, feitas entre 25 de novembro de 2004 e 22 de junho de 2006. A cada passagem, a sonda coletava dados diferentes que foram reunidos nas fotos divulgadas pela ESA nesta sexta-feira (1º) pela primeira vez.

Uma das fotos apresenta uma nuvem cortada ao meio - observada durante a segunda órbita da sonda, mas que já havia desaparecido na terceira viagem da Mars Express ao redor do planeta.

O maior vulcão de Marte é o Monte Olimpo, com 25 mil metros de altura e 624 quilômetros de extensão na base – tamanho equivalente ao estado de Arizona, nos Estados Unidos. Essa formação rochosa no planeta vermelho é também a maior montanha do Sistema Solar e é quase três vezes superior aos 8.849 metros do Everest, maior elevação na Terra.


Nuvem aparece 'cortada' ao meio na foto divulgada pela ESA nesta sexta-feira. (Foto: FU Berlin / DLR / ESA)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...