quarta-feira, 15 de junho de 2011

Veja fotos do Eclipse Lunar

clique no link para ver as fotos

Fenômeno pôde ser observado em várias partes do mundo.

SNEA 2011

Eclipse lunar 2011

Daqui do Rio de Janeiro onde temos uma base  do Observatório Monoceros, inicialmente o céu apresentava-se muito nublado, visibilidade zero gerando uma expectativa muito grande em torno da observação.

Felizmente alguns buracos entre as nuvens foram-se abrindo e, exatamente na direção onde a Lua se encontrava, ela surgiu, esplendorosa, magnânime, tal qual a Rainha da Noite,  já faltando pouco para o final do eclipse que pude observar até o final  mas sem tirar fotos.

Sem palavras para descrever a emoção sentida a cada eclipse seja lunar ou solar observados. Este, muito especialmente por causa das condições climáticas que não estavam muito favoráveis.

Leila Ossola
Diretora - Observatório Monoceros
Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
http://www.monoceros.xpg.com.br/

Eclipse lunar

Fenômeno será o único do tipo a ser observado no país em 2011.   Coloração do satélite deverá ser avermelhada ou alaranjada.

Do G1, em São Paulo

A noite desta quarta-feira (15) contará com um eclipse lunar total, que poderá ser visto no Brasil assim que o sol sumir no horizonte, a partir das 18 horas.

Durante o eclipse, a Lua estará atrás da Terra em relação à posição do Sol. Isso significa que a sombra do planeta estará totalmente projetada (umbra) no satélite. No país, será possível observar a parte final do fenômeno, quando a Lua estiver retornando à penumbra - quando apenas partes dos raios solares é bloqueada.

Os observadores irão notar o astro no céu com uma cor laranja ou quase vermelha, que ocorre pela reflexão de raios solares na atmosfera terrestre.Comprimentos de onda maiores como o vermelho acabam sendo "jogados" contra a superfície da Lua.

O resultado chega aos olhos dos observadores como se a Lua estivesse pintada com a cor laranja. O mesmo fenômeno acontece quando o sol se dirige ao horizonte, com um pôr do sol de cores parecidas.


Eclipse lunar irá deixar a lua com tons alaranjados no dia 15 de junho de 2011. (Foto: Arquivo)

Eclipse lunar pôde ser observado nas Filipinas

No Brasil, apenas parte final do fenômeno será vista.Durante eclipse, Terra está no caminho entre o Sol e a Lua.

Do G1, com informações da Associated Press




Em Manila, nas Filipinas, o eclipse lunar pôde ser visto durante a madrugada de quarta (15) para quinta. No Brasil, somente a parte final do fenômeno será observada, a partir de 18h (horário de Brasília). O fenômeno ocorre porque a Terra fica no caminho entre o Sol e a Lua, e o satélite natural fica na sombra do planeta (Foto: AP)

15 de junho 2011 - Eclipse lunar




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...