sábado, 25 de junho de 2011

Asteroide passará perto da Terra nesta segunda-feira

O asteroide 2011 MD vai passar a apenas 12 mil quilômetros da superfície da Terra na segunda-feira (27), divulgou a Nasa (agência espacial americana). A aproximação está prevista para as 10h30 (horário de Brasília).

De acordo com o centro planetário da Universidade de Harvard (EUA), o objeto não está classificado como potencialmente perigoso e não vai atingir o planeta. O 2011 MD tem o tamanho calculado até 20 metros de diâmetro.

Em sua passagem, o ponto mais próximo entre o asteroide e a Terra será no extremo sul, mais precisamente no oceano Atlântico.

O 2011 MD é o dobro do tamanho de outros asteroides que foram observados e passaram perto da Terra.

A descoberta, na quarta-feira (22), é de autoria de uma equipe do programa Linear que trabalha em Socorro, no Novo México. O Linear observa objetos que se aproximam da Terra e, ao longo de seu trabalho, já identificou mais de 2.000 itens.

Por causa do seu brilho intenso, ele provavelvemente será visível por telescópios comuns.

http://www1.folha.uol.com.br/

Vênus sobre o Prata

A conjunção planetária do mês passado, em que Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter estavam bem próximos no céu da manhã, rendeu esta que é a imagem da semana no blog. A foto do argentino Luis Argerich mostra Vênus bem brilhante sobre o estuário do Rio da Prata, que separa seu país do vizinho Uruguai. No site dele, você pode ver outras fotos do espetáculo celeste, além de dezenas de belas imagens da natureza (não deixem de ver a galeria sobre nuvens!).

Enquanto isso, nesta semana técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, na Califórnia, embalaram cuidadosamente o veículo-robô Curiosity para envio ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde já chegou e de onde deverá partir no fim deste ano rumo a Marte. Também conhecido como Mars Science Laboratory (MSL), ele será o mais completo equipamento a ser mandado para o planeta vermelho em busca de sinais de que ele já teve condições de abrigar vida e provas disso por meio de possíveis fósseis microscópicos.

Com informações do http://www.oglobo.com.br/

Las llamaradas de Betelgeuse


Utilizando el instrumento VISIR del Very Large Telescope (VTL) de ESO en Cerro Paranal en Chile, astrónomos lograron fotografiar una compleja y brillante nebulosa alrededor de la estrella súper gigante Betelgeuse, con un nivel de detalle nunca antes alcanzado. Esta estructura, semejante a llamaradas que emanan desde la estrella, se forma a medida que la gigante roja va perdiendo material hacia el espacio.

Crédito : ESO Observatorio Europeo Austral

Toda la información en :http://www.eso.org/public/news/eso1121

Fernando Cruz
AstroSahagun
Desde Cd. Sahagún, Mpio. de Tepeapulco, Hgo., México
Lat. 19.7820 Long. -98.5820 Alt. 2,434 msnm

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...