sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fenômeno meteorológico cria arco-íris em torno do Sol em Brasília

Segundo meteorologista, halo é formado pelo reflexo de cristais de gelo.  Imagem atraiu atenção de quem passava pelas ruas da capital.

Do G1 DFUm fenômeno ótico formou um anel com as cores do arco-íris ao redor do Sol por volta do meio-dia desta sexta-feira (30) em Brasília. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno conhecido como halo é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo.


Círculo em torno do Sol visto em Brasília no final da manhã desta sexta (30)
(Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

“É um fenômeno meteorológico provocado por finíssimas luzes de cristais de gelo que ficam dentro das nuvens e são rebatidas pelo Sol”, disse o meteorologista do Inmet Manuel Rangel.

Segundo ele, os cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é incomum. “Não temos números sobre a frequência com que acontecem, mas é comum”, afirmou Rangel.

Segundo o meteorologista, a duração do halo é variável, podendo permanecer por até uma hora no céu.


Círculo criado em torno do Sol atraiu a atenção das pessoas nas ruas da capital
 (Foto: Mariana Zoccoli/G1)

Sonda revela enchentes de lava na superfície de Mercúrio

Do G1, em São PauloUm planeta recoberto por lava seca e com um campo magnético jamais visto em nenhum outro lugar do Sistema Solar. Assim é Mercúrio, segundo dados da sonda espacial Messenger. As primeiras análises da missão que orbita o planeta há seis meses foram divulgadas pela revista “Science” nesta quinta-feira (29).

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e a Messenger chegou à sua órbita em março deste ano.


Fotografia de cratera em Mercúrio mostra abertura na superfície por onde a lava (em laranja) teria sido liberada
(Foto: Science/AAAS)


Os primeiros dados revelam um planeta bem diferente do que os cientistas esperavam. Sua superfície tem uma composição que não bate com a dos outros planetas terrestres (Vênus, Marte e Terra). Por isso, os astrônomos acreditam que suas teorias sobre a formação do planeta precisam ser revistas.
“Os teóricos precisam voltar para a prancheta”, afirmou o autor principal de um dos sete estudos divulgados nesta quinta, Larry Nittler, do Instituto Carnegie.
De acordo com o líder do time de pesquisadores da sonda, resultados tão impressionantes eram esperados.
“A primeira espaçonave a orbitar um planeta sempre traz surpresas incríveis”, afirma Sean Solomon. “Mercúrio não é o planeta descrito nos livros teóricos. Embora seja um verdadeiro irmão de Vênus, Marte e Terra, o planeta tem uma vida muito mais emocionante do que imaginava”, disse ele.
Os níveis de enxofre e potássio na superfície, por exemplo, são bastante acima do esperado – uma vez que são elementos que vaporizam em temperaturas relativamente baixas e o calor em Mercúrio passa dos 400 graus Celsius durante o dia.
As imagens da Messenger também mostraram rachaduras na superfície de até 25 km de profundidade, por onde acredita-se ter saído ao menos parte da enorme quantidade de lava encontrada perto do pólo norte. Pelo menos 6% de todo o planeta é coberto por uma expessa camada de lava seca.
Uma das descobertas que mais intrigou os cientistas diz respeito ao fraco campo magnético encontrado pela sonda. A distribuição dele não bate com as teorias disponíveis até agora.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...