quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Astrônomos encontram dois novos aglomerados estelares na Via Láctea

Do G1 em São Paulo -    Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciaram nesta quarta-feira (19) a descoberta de dois novos aglomerados de estrelas na Via Láctea. Os dois se juntam aos outros 158 que já eram conhecidos na nossa galáxia.
Descobertas do tipo são bastante raras na astronomia. Encontrar aglomerados como estes, mais ainda. O brilho fraco deles torna fácil para que outros grupos de estrelas mais luminosos os encubram.
Na foto abaixo, no círculo, está o aglomerado estelar descoberto pelo ESO, conhecido como “VVV CL001”. À esquerda e um pouco abaixo, é possível ver o brilhante aglomerado “UKS 1”. Os cientistas suspeitam que eles estejam ligados gravitacionalmente. Se isso for verdade, serão os primeiros aglomerados “binários” da nossa galáxia.



Aglomerado estelar VVV CL001 (dentro do círculo) pode estar ligado gravitacionalmente ao vizinho UKS 1, à esquerda (Foto: ESO/D. Minniti/VVV Team)

Agora, a foto mostra o segundo objeto, o “VVV CL002”, que acredita-se ser o mais próximo do centro da Via Láctea já visto:

O segundo aglomerado descoberto, bem no meio da imagem, VVV CL002, que pode ser o que está mais ao centro da galáxia (Foto: ESO/D. Minniti/VVV Team)

Astronautas registram aurora austral em foto tirada na Estação Espacial

Do G1, com informações da Associated Press -   Uma imagem divulgada por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (19) mostra em detalhes a aurora austral, efeito luminoso causado pela ação do campo magnético da Terra.

A região mostrada na foto está acima do sul da Nova Zelândia, na região do mar da Tasmânia. A equipe que fez a foto é composta por três astronautas: o norte-americano Mike Fossum, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergei Volkov.
Imagem foi feita logo acima do Mar da Tasmânia, no sul da Nova Zelândia.
  (Foto: Nasa / AP Photo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...