quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sonda Messenger vai ficar um ano a mais que o previsto em Mercúrio

Do G1 em São Paulo - A missão Messenger, lançada pela Nasa para explorar Mercúrio, foi estendida por mais um ano. Ela iria até de 17 de março de 2012, mas agora vai durar pelo menos até 2013.
saiba mais
“Ainda estamos acertando detalhes do financiamento, mas estamos felizes por conseguir sustentar a exploração de Mercúrio”, anunciou Ed Grayzeck, cientista do programa.
A sonda foi a primeira da história a orbitar o planeta mais próximo do Sol. Suas descobertas revolucionaram as percepções científicas sobre o planeta. Com mais um ano e meio de pesquisas pela frente, os cientistas pretendem responder a mais perguntas, a maioria relativa à topografia de Mercúrio.

“Avanços na ciência têm no seu âmago a avaliação de hipóteses à luz de conhecimento novo, às vezes resultando em pequenas mudanças no curso, e outras vezes em mudanças de paradigma, abrindo panoramas inteiramente novos de pensamento”, argumenta Ralph McNutt, outro cientista do programa Messenger.


Superfície de Mercúrio, em imagem feita pela Messenger (Foto: Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington)

Soyuz TMA-22 se acopla à Estação Espacial Internacional

Da EFE - A nave russa Soyuz TMA-22, com três tripulantes a bordo, se acoplou nesta quarta-feira (16) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia. A manobra aconteceu às 2h24 (de Brasília), disse à agência oficial russa Itar-Tass.
A nave, tripulada pelos cosmonautas russos Antón Shkáplerov e Anatoli Ivanishin e pelo astronauta americano Daniel Burbank, se enganchou no porto de encaixe do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS.
A abertura da escotilha está programada para as 5h55 e acontecerá assim que os tripulantes da Soyuz verifiquem o hermetismo e igualem a pressão da nave com a da plataforma orbital.

Nave russa se aproxima da ISS.(Foto: Reprodução / Nasa)

Os recém chegados, que permanecerão 124 dias na plataforma, serão recebidos na ISS pelos três integrantes da missão permanente: o comandante americano Michael Fossum, e os engenheiros de bordo Sergei Vólkov, também da Rússia, e Satosi Furukawa, do Japão.
Os novos tripulantes realizarão um total de 37 experimentos e, além disso, colocarão em órbita o minissatélite Chibis-M, que há duas semanas chegou à plataforma a bordo do cargueiro russo Progress M-13M.
O Chibis-M, com uma massa de 52 kg, estudará as tempestades de raios, com a peculiaridade que será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será averiguado em diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.
A missão dos novos tripulantes inclui ainda os trabalhos de descarga de dois cargueiros russos Progress e também uma caminhada espacial.
A Soyuz TMA-22 foi lançada na segunda-feira (14) com ajuda de um foguete Soyuz FG da base de Baikonur, no Cazaquistão.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...