quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fotógrafo captura rastro de Estação Espacial e Júpiter em foto de longa exposição

Da BBC - O fotógrafo britânico Mark Humpage produziu uma foto noturna de longa exposição em que conseguiu capturar as trilhas de luz deixadas pela Estação Espacial Internacional, o planeta Júpiter e estrelas do céu.

Humpage, famoso por suas imagens do céu e de paisagens, aproveitou o clima ameno da Grã-Bretanha para esta época do ano, e acampou durante a noite do último domingo no pátio da igreja de Misterton, em Leicestershire.
"Eu tinha planejado (a foto) neste local há algum tempo e só estava esperando pelas condições ideais - sem nuvens, sem Lua e céu limpo", afirmou o fotógrafo.
"A igreja de Misterton com seu cemitério assustador e esta árvore formam um ótimo primeiro plano", escreveu o fotógrafo em seu website.

"Se você olhar atentamente entre a ponta da torre da igreja e a árvore, você vai ver a Estação Espacial Internacional (EEI) cruzando os arcos dos rastros deixados pelas estrelas", disse Humpage.


Foto noturna de longa exposição mostra 'rastro' da Estação Espacial Internacional e do planeta Júpiter no céu de Leicestershire, na Grã-Bretanha. (Foto: Mark Humpage / Caters)

Júpiter, por sua vez, deixa o rastro mais brilhante, cruzando atrás da torre da igreja e se dirigindo para o horizonte.
O fotógrafo usou um cabo remoto em sua câmera para fotografar de forma contínua o céu noturno durante um período de 11 horas.
Neste intervalo, Humpage fez 2.700 imagens com uma lente grande angular, que ele usou para formar esta imagem.

MÉXICO QUER ENTRAR PARA GUINNESS COM RECORDE DE OBSERVAÇÃO DA LUA

Cidade do México - O México buscará no dia 3 de dezembro entrar para o Guinness Book com o maior de pessoas reunidas para observar a Lua simultaneamente, com mais de 5 mil telescópios em todo o país, informaram os organizadores do "Desafio México 2011".

O Instituto de Astrofísica, Ótica e Eletrônica, que integra o comitê organizador, indicou que eles pretendem superar a marca conquistada em outubro de 2009, quando conseguiram reunir 1.042 telescópios para a observação da Lua em quarto crescente.

Para alcançar a meta neste ano, as instituições que participam do evento convocaram a aficionados e astrônomos para ocupar mais de 40 praças públicas e arqueológicas de todos os estados às 19h30 locais do sábado (22h30 no horário de Brasília).

Os participantes deverão cadastrar seus telescópios no site do evento (www.nochedeestrellas.org.mx ) ou nas próprias sedes.

Os juízes oficiais serão responsáveis pela contagem dos instrumentos, dos quais alguns serão colocados à disposição do público em geral para que possam observar o satélite. Além disso, os participantes contarão com o apoio de astrônomos que vão assessorar e darão uma breve explicação do que se vê na abóbada celeste.

O comitê organizador do desafio é formado pela Universidade Nacional do México, pela Academia Mexicana de Ciências, pela embaixada da França no México e pelo Instituto Politécnico Nacional.

O evento será uma amostra da Noite das Estrelas 2012, que terá como objetivo abordar as estrelas maias e os mitos astronômicos, com o propósito de desmistificar os conhecimentos dessa cultura que tem sido relacionada com o fim do mundo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...