terça-feira, 27 de março de 2012

Nasa descobre nebulosa que brilha ao misturar gases e poeira de estrelas

AFP -Um imagem registrada pela Nasa (agência espacial norte-americana), nesta terça-feira (27), mostra um emaranhado de poeira e gases estelares em luzes ultravioleta provenientes da nebulosa Cygnus Loop, que fica a cerca de 1.500 anos-luz de distância.

A nebulosa é o que restou de uma supernova, que sofreu uma enorme explosão estelar entre 5.000 e 8.000 anos atrás.

A nebulosa tem mais de três vezes o tamanho da Lua cheia, e está situada próximo a uma das "asas de cisne “ da constelação de Cygnus.

Os filamentos de gás e pó visíveis foram aquecidos pela onda de choque da supernova, que ainda se espalha a partir da explosão original. A supernova original teria sido brilhante o suficiente para ser vista a olho nu da Terra.
 
 Nebulosa criada pela mistura de gases e poeira tem efeito de luz ultravioleta (Foto: AFP/Nasa)

A supernova que 'fala italiano'


Fala italiano e poderia ser uma das supernovas mais brilhantes dos últimos anos: chamada 2012aw, situa-se na constelação de Leão e nestes dias está perto de Marte. O objeto, tão brilhante, que pode ser avistado com um pequeno telescópio de 20 cm, foi observado por um grande grupo de fãs entusiasmados pelo céu de toda a Itália.

     Entre os primeiros a relatar a descoberta para a União Astronômica Internacional (IAU) foi Paolo Fagotti, de Bastia Umbra, junto com Jure Skvarc do Observatório esloveno Crni Vrh. A descoberta foi confirmada por Alessandro Dimai, de Cortina d'Ampezzo e membro do Projeto italiano de Pesquisa de Supernovas, que reúne os ''caçadores italianos'' de supernovas. 

     Outras indicações italianas chegaram de Luigi Fiorentino de Bari; Gianluca Masi, responsável pelo Telescópio Virtual de Ceccano (Frosinone); e Ulisse Munari, do Observatório de Pádua do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf).

     A supernova está no centro da galáxia M95 e atualmente "toca a 13ª magnitude, mas ainda esperamos um aumento de sua luminosidade", afirma a União Italiana dos Astrônomos Amadores (UAI).

     De acordo com as análises preliminares, poderia ser uma supernova do tipo II, uma estrela com uma massa muito grande que no fim de sua vida entrou em colapso com uma enorme explosão. Segundo os astrônomos da UAI, a 2012aw ''deverá ser uma das supernovas mais luminosas dos nossos céus dos últimos anos, graças à sua proximidade da galáxia''. A M95 está a apenas 37 milhões de anos-luz da Terra. 
 

www.ansa.it/www.italianos.it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...