segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Personagens da nossa Astronomia: Marcomede Rangel Nunes (1951-2010)


Personagens da nossa Astronomia

 
  
MARCOMEDE RANGEL NUNES

1951-2010

Nelson Travnik
No dia 21 de agosto de 2010, com apenas 59 anos, a astronomia brasileira perdeu uma de suas figuras mais expressivas: Marcomede Rangel Nunes, carioca, físico, astrônomo, jornalista e com relevantes e reconhecidos trabalhos em astronomia. Conheci Marcomede ainda jovem realizando observações sistemáticas do Sol no Observatório Nacional do Rio de Janeiro, CNPq-MCT. Seus conhecimentos, aplicação e idealismo contribuíram para que mais tarde fosse contratado para trabalhar neste Observatório. De colegas passamos a amigos mantendo estreito relacionamento. Falávamos quase semanalmente. 
Dizia sempre que Marcomede, em razão da competência e espirito sempre alegre, comunicador e brincalhão, era único. Participamos juntos de inúmeros eventos. Várias vezes esteve em Americana, SP, participando da nossa "Semana de Astronomia" e cursos. Era um incentivador e 'plantador' de relógios de Sol em todo o Brasil. O mais famoso deles é o de Brasília em parceria com Oscar Niemeyer. Era também um profundo conhecedor de planetários. Suas frequentes viagens aos Estados Unidos e a Europa  visitando fabricas e planetários, tornaran-o um especialista no assunto. Visitou entre outras a fabrica Carl Zeiss, em Jena, Alemanha, a mais famosa e conceituada do mundo. A implantação do Planetário de Belém, 'Sodré da Gama" da UEPA, teve uma participação decisiva do Marcomede. 

Ao lado do insigne astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, colaborou na criação do Museu de Astronomia e Ciências Afins,  MAST, do Rio de Janeiro, RJ, no prédio do Observatório Nacional. Participou no Programa Antártico Brasileiro realizando sete viagens aquele continente. Pelo ON e o Instituto de Estudos Antárticos, IBEA, foi o primeiro brasileiro a medir a radiação solar na Antártica com um pirômetro Eppley 8-48. Escreveu vários livros dentre os quais : Oku-curi (1979); Uma Luz Diferente no céu (1985); Antártica, uma Viagem ao Topo do Mundo (1980); Santos-Dumont, um Astrônomo Amador (2006); Einstein no Brasil (2005) e Meteorito de Bendengó (2007). Foi também autor de mapas do céu, do sistema solar e da Lua. Por ocasião do Projeto Apollo (1968-1972)  colaborou no Programa LION, NASA, JPL, Smithsonian Institution. Pelos relevantes serviços prestados a astronomia em  mais de 40 anos de carreira exercidos no ON, recebeu inúmeras homenagens e condecorações dentre as quais vale destacar: Diploma 'Amigo da Marinha do Brasil', Medalha Pedro Ernesto, Medalha Alda Pereira Pinto, Medalha Tiradentes, Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil, Personalidade Sayb Mais 2005, Profissional em Destaque e Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Por iniciativa sua, fui surpreendido com uma Moção de Votos de Louvor e Aplauso pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por minha atuação em astronomia, sendo como sou natural do Estado do Rio de Janeiro. Marcomede foi um incansável colaborador e muito atencioso por todos que o procuravam. Muitas mentalidades voltadas ao estudo do céu deva-se a ele. Chamávamos carinhosamente de "Marcomidia" tamanho era seu conhecimento. Estava a par de tudo. Quando esperávamos levar-lhe um novidade, ele já sabia ! O Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, CARJ, O Grupo NGC-51, os observatórios Nacional e do Valongo, UFRJ, o Planetário do Museu do Universo na Gávea e todos nós, colegas, amigos e admiradores de todo Brasil, rendemos nossa homenagem e um preito de gratidão por tudo que ele nos proporcionou. Esteja onde estiver, certamente seu espirito paira entre as estrelas que tanto amou. Numa homenagem, embora simples pelo tanto que ele contribuiu para a astronomia brasileira, a Biblioteca do Observatório Municipal de Americana,SP, a partir de 01/09/2010, passou a denominar-se "Biblioteca Astrônomo Marcomede Rangel Nunes".

Nelson Travnik, astrônomo nos observatórios municipais de Americana e Piracicaba, SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Céu Austral - novos cursos


Olá pessoal, tudo bem?


Encontram-se abertas as inscrições para 2 novos cursos que serão ministrados pelo Observatório Céu Austral, um com início em agosto e outro em setembro. São eles:

a) ASTRONOMIA: DA TERRA ÀS ESTRELAS - em parceria com a Assipt - do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas - USP), com início na segunda-feira, 27 de agosto;

b) ASTRONOMIA PRÁTICA - em parceria com a E.T.E. Prof. Camargo Aranha, com início na quarta-feira, 05 de setembro;

Mais informações podem ser obtidas na página inicial de nosso site (
www.ceuaustral.astrodatabase.net ou www.ceuaustral.pro.br), em "o quem por aí no Céu Austral".

Qualquer dúvida, entre em contato:
ceuaustral@gmail.com

Contamos com a sua presença. Um abraço.

Paulo Gomes Varella
Observatório Céu Austral

Nasa anuncia nova missão para estudar o interior de Marte

InSight deverá chegar ao planeta vermelho em 2016.
Objetivo é conhecer melhor o núcleo e as placas tectônicas do planeta.

Do G1, em São Paulo

A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou nesta segunda-feira (20) o lançamento de uma nova missão para a exploração de Marte. A missão recebeu o nome de InSight e deve posicionar instrumentos no planeta em setembro de 2016.

Ao contrário do Curiosity, robô que explora a superfície marciana e analisa rochas para descobrir se o planeta já teve condições de abrigar vida, a missão InSight está interessada no que acontece no interior do planeta vermelho.

A pesquisa tem como objetivos descobrir se o núcleo de Marte é sólido ou líquido e entender se as placas tectônicas marcianas deslizam umas contra as outras, como as da Terra. O conhecimento mais detalhado do interior de Marte possibilitará uma comparação melhor com a Terra e levará a uma compreensão melhor de como os planetas são formados.

Ilustração de como será a exploração de Marte pelo InSight (Foto: Nasa/JPL)

Ilustração de como será a exploração de Marte pelo InSight (Foto: Nasa/JPL)
A Nasa escolheu a InSight entre três propostas de exploração do Sistema Solar. Os projetos derrotados seriam para estudar um cometa e Titã, uma lua de Saturno.

“A exploração de Marte é uma prioridade para a Nasa, e a escolha do InSight assegura que vamos continuar descobrindo os mistérios do planeta vermelho e estabelecendo as bases para uma futura missão humana lá”, afirmou em nota o diretor da Nasa, Charles Bolden.

A missão está orçada em US$ 425 milhões (cerca de R$ 858 milhões), sem contar os gastos com os foguetes usados no lançamento. As agências espaciais da França e da Alemanha vão colaborar na elaboração dos instrumentos usados na missão.

Cosmonautas instalam sistema de defesa contra meteoros na ISS

Da EFE

Os cosmonautas russos Gennady Padalka e Yuri Malenchenko iniciaram nesta segunda-feira (20) uma caminhada espacial para, entre outras coisas, proteger a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de uma possível colisão com meteoritos.

"A duração aproximada da missão será de cerca de sete horas", informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia à agência "Interfax".

Padalka e Malenchenko durante a caminhada espacial (Foto: Nasa TV/UStream/Reprodução)

Padalka e Malenchenko durante a caminhada espacial (Foto: Nasa TV/UStream/Reprodução)
Os cosmonautas russos colocarão, no módulo de serviço Zvezda, cinco painéis e escudos especiais cuja função será proteger a estrutura da plataforma orbital em caso de uma chuva de meteoritos.

Além disso, os russos lançarão um microssatélite e tentarão mover o guindaste manipulador de carga Strela-2 do módulo Pirs ao módulo Zarya, a fim de facilitar o trabalho.

Se restar tempo, os cosmonautas russos também recolherão no módulo Pirs vários computadores dentro do experimento Biorisk, que devem ser enviados de volta à Terra e tem como objetivo o estudo do impacto da radiação cósmica.

Esta será a nona experiência de Padalka, que conta com mais de 27 horas de caminhadas espaciais. Enquanto isso, seu companheiro Yuri Malenchenko conta com mais de 24 horas de experiência no exterior da plataforma e fará sua quinta caminhada.

No próximo dia 30 de agosto será a vez da americana Sunita Williams e do japonês Akihiko Hoshide, que substituirão uma unidade de distribuição de energia solar e colocarão cabos necessários para receber um novo módulo de laboratório russo no ano que vem.

Um dos principais objetivos da atual missão da ISS é realizar um experimento científico para prevenir os desastres naturais em nosso planeta.

Hubble detecta galáxia 'solitária' a 9 milhões de anos-luz do Sistema Solar

Vizinha mais próxima da DDO 190 fica a 3 milhões de anos-luz de distância.
Corpo celeste anão é irregular, pequeno e sem estrutura bem definida.

Do G1, em São Paulo

O telescópio Hubble, operado pela agência espacial americana (Nasa) e pela Agência Espacial Europeia (ESA), flagrou uma galáxia isolada chamada DDO 190, a cerca de 9 milhões de anos-luz do nosso Sistema Solar.

Sua vizinha mais próxima, a DDO 187, fica a 3 milhões de anos-luz de distância, o que supera o espaço entre a nossa Via Láctea e Andrômeda.

Esse corpo celeste é uma galáxia-anã irregular, relativamente pequena e sem estrutura bem definida.
Ela é formada por estrelas mais velhas e avermelhadas, principalmente nas bordas, enquanto seu interior contém astros mais jovens e azuis. O Hubble captou a imagem em luz visível e infravermelha.

Galáxia DD0 190 (Foto: ESA/Hubble & Nasa) 
DD0 190 foi descrita pela primeira vez em 1959 e pertence ao grupo de galáxias Messier 94 (Foto: ESA/Nasa)
 
A DDO 190 tem alguns bolsões de gás ionizado que aquecem as estrelas, e a mais brilhante delas pode ser vista mais abaixo do centro da imagem. Ao fundo, aparece um grande número de galáxias espirais, elípticas e também de formato menos claro.

Essa galáxia faz parte do grupo Messier 94, localizado não muito longe do Grupo Local, dominado pela Via Láctea e por Andrômeda, mas composto também por várias outras galáxias-satélite.

O astrônomo canadense Sidney van der Bergh foi o primeiro a registrar a DDO 190, em 1959, como parte de um catálogo de galáxias-anãs.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...