segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Robô Curiosity registra eclipse parcial do Sol com lua de Marte

Phobos, uma das luas de Marte, encobriu parte do Sol.
Jipe explora o planeta vermelho desde o dia 6 de agosto.

Do G1, em São Paulo

 
O jipe Curiosity, enviado pela agência espacial americana (Nasa) a Marte, fotografou o momento que a lua Phobos, um dos dois satélites naturais que orbitam o planeta vizinho à Terra, encobre parte do Sol. A imagem foi divulgada pela Nasa no último sábado (15).

O robô pousou no planeta vermelho no dia 6 de agosto e ficará em atividade pelo menos dois anos, em busca de evidências favoráveis à vida.

Eclipse parcial da lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. (Foto: Divulgação/Nasa) 
Imagem mostra momento que a lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, encobre parte do Sol. Fenômeno foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. (Foto: Divulgação/Nasa)
 
Ao todo, o Curiosity leva consigo dez instrumentos científicos, com uma carga 15 vezes maior que os veículos Spirit e Opportunity, que estão em Marte desde 2004 – o primeiro foi desativado em 2010 e o segundo se concentra em procurar água.

Um dos instrumentos do novo robô funciona a laser e serve para analisar, a distância, a composição química das rochas. Além disso, uma broca e uma colher no braço dele vão ajudá-lo a recolher amostras, peneirá-las e avaliá-las no laboratório em seu interior.

Por conter todo esse kit científico, o Curiosity é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que seus antecessores.
estatico curiosity (Foto: Arte/G1)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...