sábado, 27 de outubro de 2012

Novos astronautas chegam com 32 peixes de aquário à Estação Espacial

Dois russos e um americano atracaram na ISS às 10h29 de quinta (25).
Missão 33/34 deve durar seis meses; tripulação fez videoconferência.

Da Reuters

Três astronautas – dois novatos da Rússia e um veterano dos EUA – chegaram na quinta-feira (25) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) levando consigo 32 peixes de aquário.

Oleg Novitskiy, Evgeny Tarelkin e Kevin Ford atracaram na estação às 10h29 (horário de Brasília), após dois dias de viagem na nave russa Soyuz.

Após verificar a vedação entre as duas naves, o trio se juntou à comandante da estação, a americana Sunita Williams, ao japonês Akihiko Hoshide e ao cosmonauta Yuri Malenchenko. Desde 16 de setembro, por causa do rodízio normal dos astronautas, a estação estava com apenas metade da sua tripulação normal.

Soyuz (Foto: Nasa/Bill Ingalls/AP) 
Astronautas fazem videoconferência com controle russo da missão. Na frente, em azul, estão os recém-chegados Novitskiy (esq.), Ford e Tarelkin. Atrás, Hoshide, Sunita e Malenchenko (Foto: Nasa/Bill Ingalls/AP)
 
"É ótimo ver vocês seis em órbita e seus rostos sorridentes", disse William Gerstenmaier, administrador-associado da agência espacial americana (Nasa) para voos espaciais, que falou por rádio no controle russo da missão, perto de Moscou.

Ford, que havia ido à estação em 2009 em um ônibus espacial dos EUA, disse que notou ruídos e vibrações diferentes na Soyuz, mas que a viagem foi agradável.

Já seus dois colegas russos, novatos, tiveram alguma dificuldade para se adaptar à falta de gravidade. "Tenho de admitir que foi um pouco difícil no primeiro dia, mas aí ficou melhor e mais fácil", revelou um dos cosmonautas da missão 33/34, que deve durar seis meses.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...