terça-feira, 13 de novembro de 2012

Céu nublado atrapalha visão do eclipse total do Sol na Oceania

Fenômeno ocorreu nesta terça no Brasil, manhã de quarta na Austrália.
Último eclipse total visto em território australiano aconteceu há dez anos.

Do G1, em São Paulo

Milhares de turistas, cientistas e astrônomos amadores que estavam no Nordeste da Austrália viram o eclipse total do Sol em um céu nublado no começo da manhã desta quarta-feira (14), hora local, início da noite de terça (13) no Brasil.

Imagens divulgadas pelas agências de notícias "France Presse" e "Reuters" mostram o fenômeno na região de Palm Cove. O Norte da Austrália é a única parte do mundo que verá o eclipse total. O Leste do país, a Nova Zelândia, a Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile terão eclipse parcial.

O último eclipse total visto na Austrália aconteceu há dez anos, e o ponto de maior visibilidade foi no Outback, como é chamado o grande deserto que ocupa a maior parte do território australiano.

Segundo a Secretaria de Turismo do estado de Queensland, mais de 50 mil pessoas se dirigiram à região para ver o eclipse e alguns deles reservaram com mais de três anos de antecedência.


Imagem mostra momento em que Lua entra na frente do Sol, se encaminhando para o eclipse total. (Foto: Greg Wood/AFP) 
Imagem mostra momento em que Lua entra na frente do Sol, se encaminhando para o eclipse total. (Foto: Tim Winborne/Reuters)
 
 
Instante do eclipse total do Sol, registrado na região de Palm, no Nordeste da Austrália (Foto: Greg Wood/AFP) 
Instante do eclipse total do Sol, registrado na região de Palm Cove, no Nordeste da Austrália (Foto: Greg Wood/AFP)
 
Homem observa fenômeno que ocorreu na Austrália na manhã desta quarta-feira (14), hora local. Eclipse total do Sol foi visto com céu nublado (Foto: Tim Wimborne/Reuters) 
Homem observa fenômeno que ocorreu na Austrália na manhã desta quarta-feira (14), hora local. Eclipse total do Sol foi visto com céu nublado (Foto: Tim Wimborne/Reuters)

Acompanhe ao vivo o eclipse total do sol


O último eclipse total do Sol de 2012 está acontecendo neste momento. O fenômeno pode ser observado desde as 17h40 da Austrália, apesar das nuvens que encobrem o sol. Cerca de 60 mil pessoas estão no local, acompanhando as imagens. O eclipse solar total ocorre quando a Lua cobre totalmente o Sol, fazendo com que o dia pareça noite. No Brasil, você poderá ver acontecer um eclipse do tipo em 2045.


Mas, enquanto ele não chega, acompanhe a transmissão ao vivo.



 http://super.abril.com.br/blogs/superblog

Céu nublado pode atrapalhar visão de eclipse total na Austrália

Norte do país é a única região do mundo que verá eclipse total.
Fenômeno acontece nesta quarta (14), noite de terça no horário de Brasília.

Da AP

Milhares de turistas, cientistas e astrônomos amadores que foram até o Nordeste da Austrália para ver o eclipse total do sol estão preocupados com a previsão do tempo. Meteorologistas afirmam que o céu pode estar nublado na hora do fenômeno.

O eclipse acontecerá na manhã desta quarta (14) na Austrália, noite de terça no horário de Brasília. O Norte da Austrália é a única parte do mundo que verá o eclipse total. O Leste do país, a Nova Zelândia, a Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile terão eclipse parcial.

Telescópio fornecido pela Nasa é montado em Palm Cove, em Queensland, na Austrália (Foto: Greg Wood/AFP) 
Telescópio fornecido pela Nasa é montado em Palm Cove, em Queensland, na Austrália 
(Foto: Greg Wood/AFP)
 
O Norte da Austrália tem uma população muito pequena e fica distante dos principais centros do país. O ponto que mais recebe turistas é a cidade de Cairns, no Nordeste, próxima à Grande Barreira de Corais. A infraestrutura turística da cidade a permite receber os curiosos que vão até lá para ver o evento astronômico.
Segundo Jeff Gillies, da Secretaria de Turismo do estado de Queensland, onde fica Cairns, mais de 50 mil pessoas se dirigiram à região para ver o eclipse, e alguns deles reservaram com mais de três anos de antecedência.

O último eclipse total visto na Austrália aconteceu há dez anos, e o ponto de maior visibilidade foi no Outback, como é chamado o grande deserto que ocupa a maior parte do território australiano.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...