terça-feira, 27 de novembro de 2012

Imagens térmicas de luas de Saturno lembram videogame Pac-Man

Registros da sonda Cassini foram feitos em 2010 e 2011 em Mimas e Tétis.
Partes mais frias dos satélites são arroxeadas e as mais quentes, brancas.

Do G1, em São Paulo

A sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), captou dados térmicos de duas luas de Saturno que lembram o personagem Pac-Man, criado para os consoles de videogame Atari nos anos 1980.

Uma das imagens obtidas por raios infravermelhos é da lua Mimas, vista em fevereiro de 2010, e a outra, de setembro do ano passado, pertence a Tétis.

As partes mais frias dos satélites estão em roxo e as mais quentes aparecem em branco. As temperaturas registradas em Tétis são extremamente frias, entre 203° C e 183° C negativos. Já em Mimas, a variação observada foi de -208° C a -178° C.
  •  
Luas de Saturno (Foto: Nasa/JPL-Caltech/GSFC/SWRI) 
Imagens térmicas feitas de duas luas de Saturno lembram Pac-Man 
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/GSFC/SWRI)
 
Os cientistas acreditam que essa forma de Pac-Man seja criada porque elétrons de alta energia bombardeiam regiões de baixa latitude do lado das luas voltado para a órbita de Saturno, o que transforma uma superfície macia em gelo duro compactado. Em Tétis, também há um bombardeio de partículas de gelo vindas de outra lua do planeta, chamada Encélado, o que contribui para alterar a superfície.

"O sistema de Saturno – e até mesmo de Júpiter – poderia ser uma verdadeira galeria desses personagens", disse Carly Howett, principal autora de um artigo publicado recentemente no site da revista "Icarus".

"Encontrar um novo Pac-Man no sistema de Saturno revela que os processos que criam essas figuras são mais amplos que o imaginado", afirmou Linda Spilker, cientista da Cassini no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. Segundo ela, observações futuras da sonda poderão mostrar outros fenômenos para ajudar a compreender a evolução das luas de Saturno e além dele.

A variação de brilho em Tétis foi observada pela primeira vez pela sonda Voyager, da Nasa, em 1980.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da agência espacial americana, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...