terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Astrônomo do Vaticano diz que mundo não acabará este mês

Da EFE

Padre Jose Funes (Foto: Divulgação) 
Padre Jose Funes (Foto: Divulgação)
 
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (12) que "por enquanto" o fim do mundo não chegará, segundo declaração do diretor da Specola Vaticana, o observatório astronômico do estado papal, José Funes, que afirmou que as pessoas não devem se preocupar com "profecias" como a dos maias.

De acordo com o calendário maia, o fim do mundo vai ocorrer no dia 21 de dezembro. Funes disse que nos últimos dias tem se falado muito no fim do mundo, e que basta fazer uma busca pela internet para ver que esse tema registra 40 milhões de resultados.

"Segundo essa profecia, ocorreria um alinhamento dos planetas e do sol com o centro da Via Láctea e uma inversão dos pólos magnéticos do campo terrestre. Não vale a pena discutir a base científica dessas afirmações, obviamente falsas", disse Funes no jornal do Vaticano 'L'Osservatore Romano'.

Funes explicou que, em 2003, enquanto participava de um curso de astronomia na Universidade de Tegucigalpa, visitou as ruínas de Copán (Honduras) e constatou a capacidade de observação do espaço dos maias.

Ciclos
Em qualquer caso, prosseguiu Funes, os maias não se perguntavam se a Terra ou o Sol eram o centro do cosmos, pois estavam mais interessados em encontrar "um desenho repetitivo de observações passadas que pudessem se reproduzir no futuro, já que nessa cultura o tempo tinha uma dimensão cíclica e repetitiva".

O astrônomo refletiu sobre o destino do cosmos e disse que se sabe que o universo começou há cerca de 14 bilhões de anos, que está composto por 4% de matéria ordinária, 23% de matéria escura e 73% de energia escura, e que segundo os dados mais confiáveis, expande-se continuamente.

Se esse modelo está certo, em um futuro muito distante, "falamos de bilhões de bilhões de anos, o universo acabará por se romper", e isto é o único que a cosmologia pode dizer neste momento com uma certa base científica sobre o futuro, acrescentou o jesuíta argentino.

O diretor da Specola Vaticana afirmou que a visão cristã do universo e da história têm um sentido e que no ser humano existe a convicção de que a morte não pode ter a última palavra.

"A cosmologia nos mostra que o universo caminha rumo a um estado final de frio e escuridão e a mensagem cristã nos ensina, pelo contrário, que na ressurreição final, a do último dia, Deus reconstruirá cada homem, cada mulher e todo o universo", ponderou.

Estado de Atenção - Chuva forte em grande parte do Brasil


Chuva forte em grande parte do Brasil

Estado de Atenção

Nesta terça-feira (11/12) haverá chuva forte no norte do RS, oeste, litoral norte, capital e planalto norte de SC, sudoeste e sul do PR. As chuvas fortes também atingirão de forma localizada as demais áreas do PR, SP, sul, capital e região serrana do RJ, grande parte de MG (incluindo a capital), áreas serranas do ES, MS, MT, GO (com menor chance no nordeste), centro-sul do MA, centro do PI, região central da BA (Chapada Diamantina e Planalto), TO (com menor chance no sudeste), centro-sul do PA ( e algumas áreas a sul da Ilha de Marajó e a norte da região de Carajás), AM (principalmente o sudoeste, centro-sul e nordeste), sul e sudoeste de RR, AC e RO. 


Ressalta-se que na faixa leste e nordeste de SP (incluindo a capital) a chuva acontecerá principalmente entre o fim da tarde e durante a noite, e pode vir acompanhada de rajadas de vento forte e queda de granizo isolado. 


Na quarta-feira (12/12) haverá chuva forte no oeste, centro, norte e nordeste do RS (com menor chance na região da capital), SC, PR, SP, sul, capital e baixada fluminense, região serrana e noroeste do RJ, grande parte de MG (incluindo a capital), áreas serranas do ES, MS, MT, GO, DF, centro-sul do MA, sul do PI, região oeste da BA, TO, centro-sul do PA, AM, sul e sudoeste de RR, AC e RO. 


Ressalta-se que entre as áreas do RS até o sul e Triângulo de MG poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo isolado. 



IMPORTANTE 


RESSALTA-SE QUE AS CHUVAS FORTES PREVISTAS PARA ESTAS ÁREAS DE AVISO SERÃO PROVOCADAS PRINCIPALMENTE PELA COMBINAÇÃO ENTRE TEMPERATURAS E UMIDADE ELEVADAS. POR ISSO, AS CHUVAS OCORRERÃO DE FORMA ISOLADA, SENDO IMPRESCINDÍVEL O USO DE RADARES METEOROLÓGICOS. 


O CPTEC recomenda contatar os Núcleos Estaduais para a obtenção de uma previsão mais precisa e detalhada. 



INPE-CPTEC

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil
Atualizado em 11/12/2012 10:09

Toutatis arriva in compagnia

Scortato da due asteroidi più piccoli


L'asteroide Toutatis (fonte: NASA)  
L'asteroide Toutatis (fonte: NASA)
Arriva in compagnia l'asteroide Toutatis, 'scortato' da due asteroidi più piccoli. L'appuntamento con i tre oggetti è fra domani 11 dicembre e il 12 dicembre. I primi a transitare vicini alla Terra, ma a una distanza di tutta sicurezza, saranno i due oggetti più piccoli: 2012 XE54, che ha un diametro di 36 metri, e 2009 BS5, con il diametro di 15 metri. Poi toccherà a Toutatis, che in confronto è un gigante, con il lato maggiore che misura circa 5 chilometri.

Toutatis si troverà alla minima distanza dalla Terra il 12 dicembre, alle 7,40 del mattino, quando passerà a 6,9 milioni di chilometri dalla Terra, ossia ad una distanza pari a 18 volte quella che separa la Terra dalla Luna.

Il piccolo 2012 XE54 passerà invece all'interno dell'orbita lunare e 2009 BS5 transiterà ad una distanza circa 8,4 volte maggiore della distanza Terra- Luna.

Nessuno dei passaggi comporta rischi di impatto con il nostro pianeta, sottolinea l'astrofisico Diego Turrini dell'Istituto di fisica dello Spazio Interplanetario dell'Istituto Nazionale di Astrofisica (Ifsi-Inaf).

Dei tre oggetti il più interessante è Toutatis perché e il più grande, anche se non abbastanza da essere visibile a occhio nudo.

Nonostante non sia una minaccia per la Terra, il passaggio dell'asteroide Toutatis e altri eventi simili vengono seguiti attentamente, rileva Turrini, ''perché le orbite di questi oggetti possono subire lievi modifiche a causa della gravità della Terra e della Luna''. Le orbite possono cioè modificarsi quanto più è ravvicinato il passaggio, di conseguenza ''queste misure sono utili per determinare con sempre maggiore dettaglio le previsioni future relative ai passaggi di questi oggetti vicini alla Terra chiamati Near Earth Objects, o Neo''. 

Del passaggio ravvicinato di questo asteroide approfitterà la sonda cinese Chang'e 2, che, spiega Turrini, era nell'orbita lunare ed è stata spostata per fotografare l’oggetto in avvicinamento e in allontanamento.
 
 
 
www.ansa.it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...