terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Astrônomos desvendam enigma na constelação de Centaurus

Hubble identificou galáxias que aparentavam ter mesma distância da Terra.
Após estudo, astrônomos descobriram que se tratava de uma galáxia-anã.

Do G1, em São Paulo

O telescópio Hubble, operado pela agência espacial americana Nasa, detectou uma imagem da constelação de Centaurus que intrigou os astrônomos. A foto mostra duas galáxias que aparentam estar à mesma distância da Terra.

O fato chamou a atenção dos pesquisadores da Nasa: se as duas galáxias estão à mesma distância do planeta, deveria haver sinais de interações entre elas. No entanto, não foi detectado qualquer sinal visual de influência de uma na outra.

A NGC 5011B (à direita na foto) é uma galáxia espiral pertencente à constelação de Centaurus, localizada a 156 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Já a NGC 5011C (galáxia no centro da imagem) é um corpo celeste peculiar. Por muito tempo, ela foi considerada como parte do distante aglomerado de galáxias, mas agora os astrônomos identificaram nela características típicas de uma galáxia-anã e o tamanho de uma espiral precoce.

Para resolver o problema, os astrônomos estudaram a velocidade com que as galáxias estão se afastando da Via Láctea e descobriram que NGC 5011C está se afastando mais lentamente do que sua vizinha aparente. Além disso, seu movimento é compatível com o da vizinha Centaurus A, a 13 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Após analisar o fenômeno, a agência espacial concluiu que a NGC 5011C não pertence ao distante complexo de galáxias Centaurus, como se acreditava anteriormente. Na verdade, ela é uma galáxia-anã, com apenas cerca de dez milhões de vezes a massa do sol em suas estrelas.

Hubble mostra imagem de duas galáxias que aparentam estar a mesma distância da Terra (Foto: ESA/Nasa) 
As galáxias NGC 5011B (à direita) e NGC 5011C (acima no centro) aparentavam estar a mesma distância da Terra (Foto: ESA/Nasa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...