quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nuvem escura captada por telescópio no Chile é 'maternidade' de estrelas

Objeto Lupus 3 fica a 600 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião.
Sol pode ter se formado em 'berçário' assim, há mais de 4 bilhões de anos.

Do G1, em São Paulo

Uma "maternidade" de estrelas que aparece no céu como uma nuvem escura de poeira cósmica foi flagrada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile.

A imagem obtida pelo telescópio MPG, de 2,2 metros, é uma das melhores já captadas em luz visível do objeto Lupus 3, que fica a 600 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Escorpião. A foto abaixo representa uma dimensão de cerca de 5 anos-luz.

A nuvem escura Lupus 3 e as estrelas quentes jovens associadas à nuvem (Foto: ESO/Divulgação) 
Nuvem escura Lupus 3 reúne estrelas quentes e jovens, duas delas visíveis a olho nu
 (Foto: ESO/Divulgação)
 
Os astrônomos acreditam que o Sol possa ter se formado em um "berçário" de estrelas semelhante, há mais de 4 bilhões de anos. Ao estudar esses locais, os cientistas buscam entender melhor as fases iniciais da vida dos astros.

À medida que as regiões mais densas de nuvens como essa se contraem, sob o efeito da gravidade, as estrelas se aquecem e começam a brilhar. A intensa radiação emitida por elas, junto com os ventos estelares, vai "limpando" as nuvens em volta, até que finalmente esses astros aparecem em seu "poder" máximo.
  •  
Vista grande angular da nuvem escura Lupus 3 e das estrelas quentes jovens associadas à nuvem (Foto: ESO/Divulgação) 
Vista feita por lente grande angular da Lupus 3 e dos astros concentrados nela 
(Foto: ESO/Divulgação)
 
As estrelas jovens e brilhantes na imagem espalham sua radiação azul pelos restos de poeira que estão ao redor. As duas mais intensas, chamadas de Herbig Ae e Herbig Be, são um pouco mais quentes que o Sol e têm menos de 1 milhão de anos. Por sua luminosidade, elas podem ser vistas até por binóculos ou um telescópio pequeno.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...