sexta-feira, 12 de abril de 2013

Nasa planeja capturar asteroide e trazê-lo para perto da Terra

Técnica permitiria o acesso direto de astronautas aos objetos.
Corpo celeste ficaria na órbita da Lua.

Do G1, em São Paulo
 

A Nasa apresentou um projeto para capturar um asteroide no espaço e mantê-lo para exploração constante perto da Terra. A ideia foi incluída na proposta de orçamento da agência espacial norte-americana para 2014, concluída durante esta semana.

Grosso modo, o objetivo da missão é lançar uma nave que consiga interceptar a rota de um asteroide e trazê-lo para a órbita da Lua. A partir de então, astronautas poderiam ir até lá para estudar melhor as características dos asteroides.

A estimativa da Nasa é que os astronautas possam chegar a um asteroide pela primeira vez a partir de 2021. Ainda dentro desse cronograma, a agência norte-americana pretende levar o homem a Marte na década de 2030.

Anteriormente, a Nasa já lançou outras missões para o estudo dos asteroides, incluindo a missão Dawn, que está em curso, visitando os maiores corpos celestes do cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter.

O desenvolvimento desse campo de pesquisa deve ajudar, inclusive, a defender a Terra caso algum asteroide venha a entrar em rota de colisão com o planeta.

Concepção de como seria a captura de um asteroide por uma nave da Nasa (Foto: Nasa/Advanced Concepts Laboratory) 
Concepção de como seria a captura de um asteroide por uma nave da Nasa 
(Foto: Nasa/Advanced Concepts Laboratory)
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...