quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cápsula espacial Shenzhou-10, da China, retorna à Terra

Os três astronautas voltaram em segurança após concluir missão.
Pequim quer instalar uma estação espacial habitada até 2020.

Da France Presse
A primeira astronauta chinesa enviada ao espaço foi Liu Yang, sai da cápsula Shenzhou-10. (Foto: Xinhua,Ren Junchua/AP) 
A primeira astronauta chinesa enviada ao espaço foi Liu Yang, sai da cápsula Shenzhou-10.
 (Foto: Xinhua,Ren Junchua/AP)
 
A cápsula Shenzhu-10 regressou à Terra, pousando em segurança no território chinês após a conclusão da missão tripulada mais longa da história espacial da China.

Shenzhu-10, que significa 'Navio Divino', transportava dois homens e uma mulher - a primeira a ser enviada pela China ao espaço. Ela pousou nesta quarta-feira (26) às 8h07 local (21h08 de terça-feira, em Brasília) nas estepes da Mongólia interior, após 15 dias em órbita da Terra.

A missão faz parte de mais uma etapa do ambicioso programa espacial chinês. Pequim fixou como objetivo instalar uma estação espacial habitada até 2020.

Cápsula espacial chinesa Shenzhou-10 retorna à terra e pousa na Mongólia. (Foto: Xinhua,Ren Junchua/AP) 
Cápsula espacial chinesa Shenzhou-10 pousa
na Mongólia. (Foto: Xinhua,Ren Junchua/AP)
 
A TV chinesa mostrou técnicos em torno da cápsula para abrir a escotilha de aço, e a aproximação dos médicos que farão as primeiras avaliações nos três tripulantes. Logo em seguida, fotos dos tripulantes foram divulgadas pela Xinhua New, a agência oficial da China.

Missão
A nave chinesa Shenzhou-10 retornou após concluir uma missão em que estava previsto o acoplamento manual a um módulo espacial. Os astronautas acoplaram a nave duas vezes ao módulo espacial Tiangong-1, onde realizaram experimentos médicos. Uma palestra à distância foi dada para crianças em idade escolar, acrescentou a agência.

A nave espacial concluiu a difícil manobra de se desacoplar manualmente do módulo antes de retornar à sua órbita anterior. Foi o primeiro teste do gênero do tipo realizado pela China, sgundo a Xinhua, e marca o avanço do país rumo à meta de construir uma estação tripulada permanente no espaço até 2020.

Só em 2003, o país asiático enviou seu primeiro "taikonauta" (nome pelo qual astronautas são conhecidos na China) ao espaço. O desenvolvimento espacial chinês ainda é menor do que o da Rússia e dos Estados Unidos, segundo a agência France Presse. Mas o programa é muito ambicioso e inclui planos de levar um chinês à Lua no futuro.

Pequim vê seu programa espacial bilionário como um símbolo de seus esforços para obter uma posição global de destaque, por meio do desenvolvendo da tecnologia, de acordo com a France Presse.

Após falha, Nasa atrasa lançamento de sonda para estudar Sol em um dia

Sonda Iris vai ser lançada nesta quinta (27) para estudar a atmosfera solar.
Lançamento foi adiado devido à problema de energia em base americana.

Do G1, em São Paulo
 

Regiões mais baixas da atmosfera do Sol, em imagem divulgada pela agência espacial americana (Foto: Nasa/AP) 
Região baixa da atmosfera do Sol, em imagem divulgada pela agência espacial americana
 (Foto: Nasa/AP)
 
A agência espacial americana (Nasa) adiou em um dia o lançamento de uma nova sonda para pesquisar o Sol. Chamada de Iris (sigla para espectógrafo de imagem e interface de região, em tradução livre do inglês), a sonda seria lançada nesta quarta-feira (26), mas vai ser enviada ao espaço apenas na quinta (27) devido a uma falha de energia.

A queda de energia ocorreu na base da Força Aérea Americana de Vandenberg, na Califórnia, segundo a agência. O problema atrasou a preparação para o lançamento nesta quarta, mas a Nasa acredita que a eletricidade vai estar restabelecida e a situação resolvida a tempo, até quinta-feira.

A sonda Iris fará observações sobre como o material solar se move, acumula energia e se aquece enquanto viaja por uma região pouco estudada na atmosfera baixa da estrela, diz uma nota da Nasa.

"As interações entre as regiões da fotosfera [superfície solar mais visível] e da coroa do Sol alimentam a atmosfera solar, que tem um calor da ordem de milhões de graus centígrados, e direcionam o vento solar", afirma a agência espacial, em nota.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...