sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nasa lança telescópio espacial para estudar atmosfera solar

Da France Presse
 

Foguete Pegasus XL leva satélite IRIS ao espaço. (Foto: Reprodução / Nasa) 
Foguete Pegasus XL leva satélite IRIS ao espaço.
(Foto: Reprodução / Nasa)
 
 
A Nasa lançou na madrugada desta sexta-feira (28) um telescópio espacial para começar a desvendar os segredos da baixa atmosfera do Sol, região desconhecida onde se formam os ventos solares que castigam a Terra regularmente.

O satélite IRIS ('Interface Region Imaging Spectrograph') decolou no foguete Pegasus XL, da empresa americana Orbital Sciences. O lançamento ocorreu na base militar de Vandenberg, na Califórnia, às 2h27 
GMT desta sexta (23h27 de quinta, 27, em Brasília).

O IRIS ficará em uma órbita a 643 km da Terra antes de abrir seus painéis solares. O custo da missão é de US$ 182 milhões.

Esse telescópio ultravioleta pode captar imagens de alta resolução a poucos segundos de intervalo nessa região pouco explorada do Sol situada em sua superfície e sua coroa. A coroa se estende por vários milhões de quilômetros, diluindo-se no espaço.


O satélite IRIS ('Interface Region Imaging Spectrograph').  (Foto: Jim Dowdall / Nasa / Lockheed Martin / Via Reuters ) 
O satélite IRIS ('Interface Region Imaging Spectrograph').
 (Foto: Jim Dowdall / Nasa / Lockheed Martin / Via Reuters )
 
O objetivo dessa missão de pelo menos dois anos é entender como são gerados os ventos solares carregados de partículas magnéticas nessa misteriosa zona.

Assim, será possível melhorar a previsão sobre as tempestades magnéticas que se dirigem para a Terra e que são um fator de perturbação para a rede elétrica. Essa região do Sol é também uma fonte de emissões de raios ultravioletas que têm um impacto na base da atmosfera e no clima terrestre, de acordo com a Nasa.
"O IRIS vai ampliar nossas observações do Sol para uma região até o momento difícil de estudar", explicou Joe Davila, do Centro Goddard de Voos Espaciais da Nasa e responsável científico da missão IRIS.

Regiões mais baixas da atmosfera do Sol, em imagem divulgada pela agência espacial americana (Foto: Nasa/AP) 
Região baixa da atmosfera do Sol, em imagem divulgada pela Nasa. (Foto: Nasa / AP Photo)
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...