sábado, 2 de novembro de 2013

Eclipse solar poderá ser visto no Norte e Nordeste neste domingo

No extremo Norte, a cobertura será de 30% do Sol.
Será o último eclipse deste ano.

Do G1, em São Paulo
 

Eclipse solar parcial visto da Índia (Foto: PAL PILLAI / AFP) 
Eclipse solar parcial visto da Índia (Foto: PAL PILLAI / AFP)

Neste domingo (3) ocorrerá o último eclipse de 2013. Será um eclipse solar híbrido, fenômeno raro que tem diferentes “formas”, dependendo do ponto de observação na Terra. No Norte e Nordeste do Brasil, será possível ver um eclipse parcial.

No extremo Norte, como no Amapá e no Rio Grande do Norte, a cobertura será de 30%. Em outros pontos desta região e da região Nordeste será de 20% ou de 10%. O horário de observação do máximo do eclipse no Brasil depende da posição em que estiver o observador, podendo variar entre 9h10 e 10h do
horário de Brasília (veja um mapa com os horários).

Em outras regiões do planeta, observadores poderão ver eclipse total, com o Sol completamente coberto pela Lua, ou eclipse anular, em que o Sol é coberto pela Lua, mas seu contorno continua descoberto.
Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...