domingo, 3 de novembro de 2013

Veja imagens do último eclipse do ano pelo mundo




Fenômeno, que ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, aconteceu neste domingo




Do G1.com

Último eclipse do ano é visto neste domingo em observatório de Alagoas

Pessoas se reuniram no Observatório Astronômico Genival Leite Lima.
Próximo fenômeno celeste será um eclipse lunar, no dia 15 de abril de 2014.

Do G1 AL

O último eclipse do ano pôde ser visto na manhã desse domingo (3) em Maceió. Dezenas de pessoas se reuniram no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, para presenciar o fenômeno.

Várias crianças foram até o observatório e observaram o eclipse (Foto: Jonathan Lins/G1)Várias crianças foram até o observatório para ver o eclipse (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Segundo o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert Barros, o eclipse é considerado raro. “Este é um eclipse híbrido, ou seja, pode ser visto cobrindo totalmente o Sol em alguns lugares e, em outros, apenas parcialmente, como é o caso do Nordeste do país”.

De acordo com ele, acontecem de dois a três eclipses como este ao ano “Esses fenômenos acontecem em todo o planeta, mas determinadas regiões, como é o caso do Nordeste e Norte do país, podem ficar mais de dois anos sem ter algo deste porte”, completou.


Fenômeno pôde ser visto através de uma projeção em uma folha de papel (Foto: Jonathan Lins/G1) 
Fenômeno pôde ser visto através de uma projeção em uma folha de papel
 (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Devido ao alto nível de luz ultravioleta emitido pelo sol, nunca se deve olhar diretamente para ele. Por isso, quem foi até o observatório na manhã de hoje precisou observar o eclipse através de uma projeção.

O jornalista Delane Barros trouxe sua filha Alice, de 8 anos, para observar o eclipse. “Desde que eu vi uma matéria e falei sobre o fenômeno ela já começou a se interessar. Esse tipo de atividade influencia na formação das crianças, por isso minha esposa e eu incentivamos”.


Projeção permitiu observar o fenômeno nítidamente (Foto: Jonathan Lins/G1) 
Projeção permitiu observar o fenômeno nítidamente (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz emitida e, consequentemente, projetando uma sombra na superfície terrestre. O próximo fenômeno celeste será um eclipse lunar, no dia 15 de abril do próximo ano.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...