quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eclipse parcial do Sol pode reduzir geração de energia solar na Europa

Da France Presse

Fenômeno está previsto para acontecer em 20 de março.
35 mil megawatts de energia solar vão sumir do sistema elétrico europeu


Eclipse parcial do Sol visto em Brigham City, Utah, Estados Unidos, em outubro de 2014 (Foto: Eli Lucero/AP)


O eclipse parcial do Sol que deve acontecer em 20 de março colocará a prova o sistema elétrico europeu ao reduzir consideravelmente a produção fotovoltaica - alerta um estudo publicado nesta segunda-feira (23) pelo setor.
"Em 20 de março, num céu claro, cerca de 35.000 megawatts de energia solar, o equivalente a 80 unidades de produção de tamanho médio, vão desaparecer progressivamente do sistema elétrico europeu antes de se recuperarem progressivamente", advertiu a pesquisa realizada pela rede de gestores de redes de transporte elétrico e de gás (Entsoe).
Os autores não "descartam completamente o risco de algum incidente", e lembram que países como Alemanha ou Itália dispõem de um número importante de unidades solares. "Será uma prova sem precedentes", garantiram.
Segundo a investigação, a coordenação entre os diferentes gestores de redes será "crucial" neste dia.
Outras fontes de produção elétrica, como a nuclear ou o carbono, poderiam ter que ser reforçadas para compensar a queda de energia fotovoltaica e garantir o fornecimento elétrico europeu.
  •  
Vauban (Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza)Placa solar instalada em casa da cidade de Freiburg, na Alemanha (Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza)
www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...