sábado, 4 de abril de 2015

Eclipse lunar total é observado em diversos países neste sábado

EUA, parte da Oceania e da Ásia Oriental contemplaram a 'Lua de sangue'.
Fenômeno que dá coloração vermelha à Lua ocorreu pela 3ª vez em 1 ano.


Quem esteve no oeste dos Estados Unidos, em parte da Oceania ou da Ásia Oriental na madrugada deste sábado (4) conseguiu contemplar o primeiro eclipse lunar total de 2015, que é o terceiro em menos de um ano.

Do G1, em São Paulo


O fenômeno apelidado de "Lua de sangue", devido à coloração avermelhada que a Lua ganha, começou às 7h16 (horário de Brasília) de sábado, segundo a Nasa. Às 8h58, a Lua já estava completamente encoberta pela sombra da Terra. Foi um espetáculo rápido: nos locais em que foi possível observá-lo, o eclipse total durou apenas 4 minutos e 43 segundos.
Eclipse lunar total, fenômeno apelidado de 'Lua de sangue', é observado na cidade de Shiraishi, em Miyagi, no Japão, neste sábado (4) (Foto: (AP Photo/Kyodo News)
Segundo o astrônomo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do curso de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, a peculiaridade do fenômeno se deve ao fato de ele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos. O primeiro ocorreu em abril do ano passado, o segundo em outubro, o terceiro deve ocorrer neste sábado e o quarto em 28 de setembro. "Isso é uma coisa bem rara de acontecer. O último aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo está previsto para 2032 e 2033", diz.
Eclipse lunar total, fenômeno conhecido como 'Lua de sangue', é observado de Echo Park, em Los Angeles, EUA, neste sábado (4) (Foto: AP Photo/Damian Dovarganes)
Eclipse lunar total, fenômeno conhecido como 'Lua de sangue', é observado de Echo Park, em Los Angeles, EUA, neste sábado (4) (Foto: AP Photo/Damian Dovarganes)
Eclipse lunar total, fenômeno conhecido como 'Lua de sangue', é observado na cidade de Urasoe, em Okinawa, no Japão, neste sábado (4) (Foto: AP Photo/Kyodo News)Eclipse lunar total, fenômeno conhecido como 'Lua de sangue', é observado na cidade de Urasoe, em Okinawa, no Japão, neste sábado (4) (Foto: AP Photo/Kyodo News)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...