quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Votação aberta ao público escolherá nomes de estrelas e planetas


Do G1, em São Paulo
Representação gráfica da estrela-mãe PSR 1257+12, que pode ser renomeada para Rock'n'Roll Star  (Foto: NASA)Representação gráfica da estrela-mãe PSR 1257+12, que pode ser renomeada para Rock'n'Roll Star (Foto: NASA)
Já pensou em nomear uma estrela? A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em in), autoridade responsável pela nomenclatura oficial de corpos celestes, abriu uma votação online para a escolha do nome de 15 estrelas e 32 exoplanetas – planetas que estão fora do nosso sistema solar.
Essa é a primeira vez que a IAU abre uma votação para o público escolher nomes de estrelas e exoplanetas. As sugestões foram enviadas por clubes de astronomias e organizações sem fins lucrativos de 45 países e os nomes finalistas podem ser votados no site do NameExoWorlds até dia 31 de outubro.
Ao todo, o público pode escolher nomes para 20 sistemas estelares, excluindo apenas cinco estrelas-mães, que já possuem nome histórico registrado e reconhecido pela comunidade científica.
Entre as opções, há sugestões de homenagens a astronautas, cientistas e escritores de ficção científica. Mas o público também pode escolher nomear uma estrela-mãe de “Rock’nRoll Star” ou um exoplaneta de “Poltergeist”. O Brasil e a língua portuguesa foram representados com sugestões como “Pororoca” e “Saudade”.
Confira abaixo a lista com algumas opções de nomes para estrelas-mães e exoplanetas:
Dagon: opção para nomear exoplaneta em homenagem ao conto homônimo do escritor H.P. Lovecraft.
Polluxson: ideia sugerida por um garoto de 11 anos, o exoplaneta com esse nome seria literalmente o filho (son, em inglês) de sua estrela-mãe Pollux.
Carl e Dot: estrela-mãe e exoplaneta homenageariam o cientista, astronômo e escritor Carl Sagan e seu famoso conto "Pálido Ponto Azul" (em inglês "The Pale Blue Dot").
Riba e Pororoca: sugestão de nome para estrela-mãe e exoplaneta, respectivamente, representam o Brasil na lista. O autor da sugestão explica que a riba (ribanceira dos rios) é uma área que oferece um importante habitat para animais selvagens. Além disso, "no Brasil, a expressão "tudo em riba?" significa "tudo bem?".
Cervantes: estrela-mãe seria nomeada em homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes. Seus respectivos exoplanetas podem se chamar: Quijote, Dulcinea, Rocinante e Sancho, todos referências a mais famosa obra do autor, Dom Quixote.
Verne: se essa sugestão ganhar, estrela-mãe levaria nome do escritor de ficção científica Jules Verne. Seus respectivos exoplanetas também representariam escritores do gênero: Heilen (Robert A. Heilen), Asimov (Isaac Asimov) e Clark (Arhur C. Clarke).
Maria Mitchell: estela-mãe seria homenagem à primeira astrônoma americana.
www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...