quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Observatório no Chile fotografa bolha 'fantasma' no espaço

Corpo celeste que lembra uma bolha é a nebulosa Coruja do Sul. 
Nebulosas planetárias são fases da evolução de estrelas.

Do G1, em São Paulo
O O Oconjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) registrou uma nebulosa planetária que parece uma grande bolha “fantasma” brilhando na escuridão no universo. Apesar de parecer sobrenatural e misterioso, este objeto astronômico é conhecido dos cientistas.

A nebulosa fotografada, com nome oficial de ESO 378-1, tem apelido de Coruja do Sul, por ser parecida com sua “prima” no hemisfério norte, batizada de nebulosa Coruja. A nebulosa Coruja do Sul, localizada na constelação de Hydra, é um fenômeno relativamente recente, comparada com a vida útil típica de diversos bilhões de anos de uma estrela. Ela tem “apenas” algumas dezenas de milhares de anos.

Segundo o ESO, a imagem divulgada nesta quarta-feira (5) é a melhor já obtida da nebulosa Coruja do Sul.

A nebulosa Coruja do Sul foi registrada pelo conjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) (EMBARGADO ATÉ 5/8) (Foto: ESO)A nebulosa Coruja do Sul foi registrada pelo conjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) (Foto: ESO)

As nebulosas planetárias foram descobertas no século 18 e receberam o nome de forma equivocada, por sua semelhança com planetas gasosos gigantes. Os fenômenos são, na verdade, fases da evolução de estrelas.

Conforme o astro vai "morrendo", uma intensa radiação vinda do núcleo é registrada e camadas da estrela vão sendo expelidas. Depois de que a maioria das camadas saem, o núcleo estelar que sobrou começa a emitir radiação ultravioleta, que então ioniza o gás que a circunda. Essa ionização faz com que a concha de gás comece a brilhar.

Depois que as nebulosas planetárias “morrem”, o núcleo estelar remanescente queima por mais bilhões de anos. As nebulosas planetárias têm um papel crucial no enriquecimento químico e na evolução do Universo.

Vídeo da Nasa mostra fluxos de plasma na superfície do Sol

Do G1, em São Paulo

vídeo

A Nasa divulgou um vídeo que mostra fluxos de plasma se movimentando por conta da atividade magnética do Sol. No vídeo é possível observar partículas sendo puxadas de um lado para o outro ao longo das linhas do campo magnético do Sol, sobre algumas das regiões ativas da estrela.


O plasma, matéria superaquecida, é composto por partículas eletricamente carregadas. As imagens, feitas nos dias 26 e 27 de julho com luz ultravioleta, registraram hélio ionizado aquecido a 60.000°C.

Veja abaixo a imagem aproximada.
Imagem aproximada mostra fluxos de plasma em campo magnético do Sol (Foto: NASA/Solar Dynamics Observatory/Steele Hill)Imagem aproximada mostra fluxos de plasma em campo magnético do Sol (Foto: NASA/Solar Dynamics Observatory/Steele Hill)
Vídeo da Nasa feito em julho mostra fluxos de partículas no Sol (Foto: NASA/Solar Dynamics Observatory/Steele Hill)Vídeo da Nasa feito em julho mostra fluxos de partículas no Sol (Foto: NASA/Solar Dynamics Observatory/Steele Hill)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...