terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eclipse lunar em 27 de setembro de 2015


No próximo dia 27 de setembro, um belíssimo evento astronômico chamará a atenção de grande parte do mundo: o Eclipse Lunar Total poderá ser vistos de diversos países, e como se não bastasse, serão dois grandes eventos em uma única noite! Além do Eclipse Lunar, teremos também a Super Lua, o que significa que a Lua Cheia estará com seu tamanho aparente maior do que o de que costume. Será um verdadeiro espetáculo! E se o tempo não ajudar, você poderá assistir a transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total aqui mesmo em nosso site. Pra não perder esse grande evento, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe uma notificação quando ele estiver próximo!

E pra ficar por dentro desse grande evento, preparamos uma matéria especial com tudo que você precisa saber sobre o famoso Eclipse Lunar e também sobre a Super Lua do dia 27 de setembro de 2015!


Por que acontecem os eclipses lunares?

Diferença de eclipse lunar e eclipse solar
Ilustração mostra a diferença entre Eclipse Lunar e Eclipse Solar.
Créditos: divulgação
Como sabemos, a Lua orbita a Terra, e durante sua trajetória acontecem as fases da Lua. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a fase nova, e quando a Terra está entre a Lua e o Sol, temos a Lua Cheia. De tempos em tempos, quando a Terra está entre a Lua e o Sol (Lua Cheia) o nosso planeta projeta sua sombra na superfície da Lua por conta de um alinhamento, e isso faz com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos. Já o eclipse solar acontece quando a Lua projeta sua sombra na Terra, ocultando o Sol e fazendo o dia virar noite.


Em qual dia acontecerá o Eclipse Lunar de setembro?

Na internet existem muitas informações desencontradas sobre esse eclipse lunar de setembro de 2015. Muitos estão dizendo que o eclipse acontecerá no dia 28 de setembro, e isso acaba confundindo muita gente, que pode até perder esse grande espetáculo. Na verdade, é importante enfatizar que o Eclipse Lunar Total acontecerá no dia 27 de setembro de 2015, e a confusão está acontecendo porque de acordo com o horário internacional (UTC), já será dia 28. Portanto, não deixe se enganar: o Eclipse Lunar Total será no dia 27 de setembro!


eclipse lunar total lua de sangue
Foto do Eclipse Lunar Total 'Lua de Sangue' do dia 08 de outubro de 2014.
Créditos: John W. Johnson / The Virtual Telescope Project
De onde o Eclipse Lunar de 27 de setembro poderá ser visto?

Essa é a parte mais interessante sobre esse belíssimo eclipse lunar: ele poderá ser visto em grande parte do mundo, como no oeste da Europa e da África, leste dos EUA e em toda a América Latina, incluindo o Brasil, claro! Agora é só torcer pra que o clima ajude, e pra que tenhamos um céu aberto, sem nuvens, na maior parte dessas regiões.


Em qual horário acontece o Eclipse Lunar do dia 27 de setembro?

Isso depende do fuso horário de cada região. No Estado do Acre, por exemplo, a Lua começa a entrar na penumbra (na região menos escura da sombra) a partir das 19h12. Já na parte leste do Brasil, isso acontece às 21h12, enquanto que no centro, será às 20:12. Pra facilitar o nosso entendimento, fizemos um mapa mostrando o horário de começo, meio e fim do Eclipse Lunar do dia 27 de setembro. Veja abaixo:

horário do Eclipse Lunar no Brasil e no mundo - dia 27 de setembro de 2015
Horário de início e término de todas as fases do Eclipse Lunar Total de 27 de setembro de 2015.
Créditos: Galeria do Meteorito

Para entender o mapa, basta ver a sua região, e acompanhar a legenda à direita. A parte mais escura não poderá observar o Eclipse, enquanto que a parte intermediária poderá observá-lo parcialmente, e dependendo do horário, como mostra na legenda, não será possível enxergá-lo.


A Super Lua na noite do Eclipse Lunar
a se afasta e Para entender o mapa, basta ver a sua região, e acompanhar a legenda à direita. A parte mais escura não poderá observar o Eclipse, enquanto que a parte intermediária poderá observá-lo parcialmente, e dependendo do horário, como mostra na legenda, não será
Como foi dito anteriormente, na mesma noite que acontece o Eclipse Lunar, teremos também um segundo evento astronômico. Chamado de Super Lua, ele acontece quando a Lua está no seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu). Conforme a Lua orbita a Terra, el se aproxima, dependendo da época. Muitas vezes a Lua chega nesse ponto mais próximo durante a fase minguante, ou crescente, por exemplo, mas quando coincide da Lua estar em seu ponto mais próximo justamente no dia da Lua Cheia, ela fica consideravelmente maior no céu. [confira o calendário desse e de outros eventos astronômicos atualizados]

diferença de tamanho da Lua Cheia e da Super Lua
Diferença entre uma Lua Cheia comum e uma Super Lua.
Créditos: divulgação
O momento em que a Lua fará sua máxima aproximação com a Terra estará a menos de uma hora do momento da Lua Cheia e do Eclipse. Será um evento maravilhoso, e isso é o que tornará o Eclipse Lunar do dia 27 ainda mais raro e espetacular!


A Tétrade de Eclipses Lunares

A Tétrade de Eclipses Lunares é uma série de quatro Eclipses Lunares Totais que acontecem em determinadas épocas, sendo que a última ocorreu entre 2003 e 2004, e teremos apenas mais seis tétrades como essa até o final do século atual. [as mais belas fotos do eclipse lunar total de 08 de outubro de 2014]
Algo ruim acontecerá no mundo no dia 27 de setembro de 2015?

Não. Será apenas mais um Eclipse Lunar Total, que por si só já é espetacular o suficiente. No passado remoto, quando a sociedade não tinha um bom entendimento sobre os eventos astronômicos, os eclipses eram vistos como sinais de desastres, assim como os cometas. Um livro publicado em 2013, por John Hagee, intitulado "As Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar", fez com que essas superstições viessem a tona novamente, e fatos como esses vêm acontecendo há séculos... [veja o que foi visto passando na frente do Sol durante o eclipse do dia 20 de março]

A Lua vai ficar com cor de sangue?

Pode ser que sim. O termo Lua de Sangue se refere a tonalidade avermelhada que a Lua ganha durante os eclipses lunares totais (não em todos). Por isso, seria correto chamar um Eclipse de "Lua de Sangue" apenas se ele já aconteceu, e e se a Lua realmente ganhou a tonalidade avermelhada, uma vez que não há como ter certeza se isso vai realmente acontecer.

Portanto, não se esqueça! No dia 27 de setembro basta ficar de olho no céu noturno, e como foi dito acima, se o tempo estiver nublado, teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site! Então cruze os dedos e se prepare para um grande espetáculo!

Fonte:
http://www.galeriadometeorito.com/2015/09/tudo-sobre-o-eclipse-lunar-total-de-27-de-setembro-de-2015.html#.VgG-fPlVikq

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...