segunda-feira, 12 de junho de 2017

Imagem mostra a lua Mimas do polo norte de Saturno

Da Revista Galileu


O satélite Mimas visto do polo norte de Saturno (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Apoucos meses do fim da missão, a sonda Cassini da NASA continua coletando dados em sua viagem pelo espaço. No fim de março, a 993 mil quilômetros de distância de Saturno, ela registrou esta imagem do polo norte do planeta com uma de suas luas, Mimas (aquele pontinho no canto superior), ao fundo.
Mimas é um dos vários satélites que orbitam Saturno. Com 397,2 quilômetros de diâmetro, a lua é gelada e tem um período orbital de 22 horas. Assim como outros objetos do Sistema Solar, seu nome é uma homenagem à mitologia grega: de acordo com a história, Mimas foi um dos titãs que lutou ao lado de Cronos contra Zeus.  
Apesar de ter um tamanho considerável, a lua não é tão grande quanto as maiores do Sistema Solar. No caso das que orbitam Saturno, Titã é a que ganha mais destaque, tanto por sua dimensão quanto pela possibilidade de abrigar água e, logo, vida como não a conhecemos.
Missão Cassini
A viagem da sonda está a alguns meses de acabar. Após 12 anos no espaço, Cassini deu início a uma série de voos finais pela região inexplorada dos mais de 2,4 mil quilômetros que separam Saturno de seus anéis. Serão 22 voos no total — o primeiro ocorreu no fim de abril — até que, sob o comando dos engenheiros da NASA, ela acabe sua jornada ao se jogar na atmosfera do gigante gasoso, o que a fará queimar.
No fim da jornada, os cientistas esperam que a sonda colete informações que os ajudem a compreender melhor a estrutura interneta do planeta e a origem de seus anéis. "O que aprendermos com as audaciosas órbitas finais da Cassini vai aprofundar nossa compreensão de como os planetas gigantes e os sistemas planetários em toda parte se formam e evoluem. Isso é verdadeiramente descoberta em ação até o fim", diz Thomas Zurbuchen, da administração da NASA em Washington.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...